segunda-feira, 29 de março de 2021

 QUARESMA PASSO A PASSO

42º Dia – terça-feira - semana santa – 30/03/2021

" Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará "

 EVANGELHO Jo 13, 21-33.36-38:

”Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará». Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem falava. Um dos discípulos, o predileto de Jesus, estava à mesa, mesmo a seu lado. Simão Pedro fez-lhe sinal e disse: «Pergunta-Lhe a quem Se refere». Ele inclinou-Se sobre o peito de Jesus e perguntou-Lhe: «Quem é, Senhor?» Jesus respondeu: «É aquele a quem vou dar este bocado de pão molhado». E, molhando o pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. Naquele momento, depois de engolir o pão, Satanás entrou nele. Disse- lhe Jesus: «O que tens a fazer, fá-lo depressa». Mas nenhum dos que estavam à mesa compreendeu porque lhe disse tal coisa. Como Judas era quem tinha a bolsa comum, alguns pensavam que Jesus lhe tinha dito: «Vai comprar o que precisamos para a festa»; ou então, que desse alguma esmola aos pobres. Judas recebeu o bocado de pão e saiu imediatamente. Era noite. Depois de ele sair, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, também Deus O glorificará em Si mesmo e glorificál’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Haveis de procurar-Me e, assim como disse aos judeus, também agora vos digo: não podeis ir para onde Eu vou». Perguntou-Lhe Simão Pedro: «Para onde vais, Senhor?». Jesus respondeu: «Para onde Eu vou, não podes tu seguir-Me por agora; seguir-Me-ás depois». Disse-Lhe Pedro: «Senhor, por que motivo não posso seguir-Te agora? Eu darei a vida por Ti». Disse-Lhe Jesus: «Darás a vida por Mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo, sem que Me tenhas negado três vezes».


Depois de três anos de convivência parece que Judas não entendeu nada. Pelo que percebemos, embora S. João diga que ele era ladrão, que não cuidava bem da caixa de despesas… o pensamento de Judas era mais político: esperava, como tantos, que Jesus com o seu poder haveria de conduzir os judeus à liberdade de serem, de novo, uma pátria livre dos romanos. Digo isto porque Judas não ficou com o preço da traição.(Mt 27, 3-7)

Todos somos pecadores e frágeis. Todos os santos pediam a Deus a graça da perseverança até ao fim da vida. Não basta estar agora com Deus, devemos ficar sempre com Ele.

Pensemos um pouco sobre a traição entre amigos. Trair é enganar, é não confiar. Se se continua a conviver com essa pessoa, muitas vezes é por fingimento, para ter alguma vantagem, ou por tantas outras razões…

Sentimos muito o que Judas fez com Jesus! Mas, nós, na nossa relação com Deus, quantas vezes nos desviamos, afastamos, rejeitamos… Precisamos de purificar as nossas intenções e os nosso atos. 

De Pedro aprendemos outra lição de vida. Devemos decidir o que queremos e, depois, tentar cumprir o que prometemos.

O erro de Pedro foi, não só, o não reconhecer a possibilidade de nem sempre seguir o Mestre, mas também a forma, aparentemente orgulhosa, como fez a sua afirmação. É quase como se dissesse: os outros podem abandonar o Senhor, mas eu nunca!

E Jesus prevê o que vai acontecer e previne-o das negações que iria cometer…

Voltamos a lembrar: deve ser sempre claro, para cada um de nós, que quer seguir o Mestre. Mas, depois, é preciso confiar no Senhor, isto é, contar mais com a força de Deus do que com as nossas forças.

Jesus deseja muito que tenhamos bem claro em todo o nosso ser, bem definido, o que é verdadeiramente importante na nossa vida: o que, ou quem é que verdadeiramente nos faz mover, existir, viver. O Senhor deseja que queiramos sempre seguir o que é melhor, isto é, que acreditemos que Ele nos ama infinitamente, a cada um de nós em particular e a todos em geral.

Que Jesus seja a única força em que sempre nos apoiemos. 

Deixemo-nos amar por Jesus!

in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário