terça-feira, 2 de março de 2021

 QUARESMA PASSO A PASSO 

14º Dia – terça-feira II – 02/03/2021

" Hipocrisia e vaidade "

EVANGELHO Mt 23, 1-12

“Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».”


Os dois grupos, fariseus e escribas, só querem aparecer, gostam de mostrar que são corretos, preferem os lugares de honra.

A duplicidade, a hipocrisia e a falta de autenticidade eram insuportáveis para Cristo. Eles usavam a religião para impor sobre os outros o seu domínio.

O ritualismo obsessivo proporcionava-lhes uma sensação de segurança e de fidelidade a Deus, o que os tranquilizava.

Seguir Jesus é estar na escola que leva a Deus. De contrário, estaríamos condenados juntamente com os escribas e fariseus, que “dizem e não fazem”, ainda que ocupem a cadeira de mestres, ou então, que o que fazem seja por ostentação, para serem tidos por grandes. Ser realmente grande, diz-nos Jesus, é estar aos serviço dos outros numa verdadeira humildade de coração.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a seguir Jesus, na humildade.

in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário