quarta-feira, 10 de março de 2021

Proposta de "Peregrinação Espiritual ao Santuário de Fátima" de 14 1 21 de março, feita pelo Bispo da diocese de Leiria-Fátima

Leiria-Fátima: Diocese vai realizar «oito dias de peregrinação espiritual» ao Santuário de Fátima

Leiria, 09 mar 2021 (Ecclesia)

D. António Marto vai rezar pela diocese «e pelo fim do flagelo da pandemia», a 21 de março, no santuário mariano

O bispo de Leiria-Fátima pede aos diocesanos a “generosa adesão” e o “empenho” em viver uma peregrinação espiritual ao Santuário de Nossa Senhora em Fátima, que vai ser vivida em família, de 14 a 21 de março.

“No último dia, irei ao Santuário de Fátima levando-vos a todos no coração e ali rezarei por vós e pelo fim do flagelo da pandemia, confiando-nos a todos à proteção da Mãe do Céu e nossa Padroeira”, informa o cardeal D. António Marto na nota pastoral ‘Oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima’.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, o bispo de Leiria-Fátima assinala que a impossibilidade da diocese realizar a peregrinação à Cova da Iria, “por razões de preservação do bem comum da saúde”, faz “sofrer e sentir saudade” do santuário e da comunidade ali reunida em oração.

“Peço-vos a generosa adesão à proposta e o empenho em viver esta extraordinária peregrinação espiritual ao Santuário de Nossa Senhora em Fátima. Envolvei também as crianças, nesta caminhada diocesana com sabedoria pedagógica e ternura comunicativa”, escreve D. António Marto.

Os diocesanos são convidados a realizar ‘oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima’, entre 14 e 21 de março, onde vão ser “ajudados” por vídeos publicados nas redes sociais da Diocese de Leiria-Fátima, na véspera de cada dia a que dizem respeito.

“Com essa ajuda aliamos os frutos da Palavra de Deus – fortalece a esperança, purifica a vida, alegra o coração, cultiva a comunhão e anuncia o amor – com as dimensões essenciais da espiritualidade da peregrinação”, acrescenta D. António Marto.

Segundo o programa, no primeiro dia, o bispo diocesano preside à Eucaristia às 11h30, na Sé, e final vai convidar a diocese para a peregrinação e o mesmo convite “deverá ser feito pelos sacerdotes nas celebrações que realizem”.

Entre 15 e 19 de março, é pedido que a peregrinação espiritual seja vivida, às 21h00, “em sintonia e comunhão com toda a diocese, com as breves propostas em vídeo, “um fruto da Palavra de Deus, uma meditação, um salmo e o convite a continuar por momentos a oração em casa”.

Na solenidade de São José, 19 de março, o Departamento da Pastoral Familiar e o Serviço Diocesano de Catequese vão também enviar uma proposta para “as famílias celebrarem o Dia do Pai em casa”; No dia seguinte realiza-se a vigília de oração com jovens, presidida por D. António Marto, às 21h30, na igreja de Nossa Senhora da Encarnação.

A “peregrinação espiritual” da Diocese de Leiria Fátima encerra, no dia 21 de março, com a oração do rosário (10h15) e a Eucaristia (11h00) presididas pelo bispo diocesano na basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, onde vai estar um “pequeno grupo de pessoas” representativos do presbitério, escuteiros, família, jovens e vigararias.

CB

Sem comentários:

Enviar um comentário