terça-feira, 5 de maio de 2020

Proposta do Santuário de Fátima - Peregrino pelo Coração - Os dois primeiros passos


#PEREGRINOPELOCORAÇÃO

Passos diários

Neste maio, Fátima lança-te o desafio de uma peregrinação mais essencial: o caminho é interior e poderá levar-te muito longe dentro de ti mesmo, ao encontro do santuário do teu íntimo onde Deus está presente para ti. Fazeres-te peregrino pelo coração é procurares viver interiormente o que a experiência da peregrinação suscita e realiza. Fátima chama-te. Mesmo não podendo, neste maio, vir ao Santuário, faz connosco esta peregrinação interior, cada dia. E cada noite, coloca uma vela acesa à tua janela.


Passo 1 - Prepara o coração para partir

Hoje, rezando com o coração como os pastorinhos rezaram conduzidos pelo Anjo, prepara-te para partir. E a Senhora dos peregrinos abrirá para ti o seu Coração Imaculado e nele te dará refúgio e por ele te abrirá um caminho para o teu Deus.
Neste maio, Fátima convida-te a seres Peregrino pelo coração. Prepara o teu coração para partir.
A impossibilidade de caminhares até Fátima e de participares, integrado numa multidão de peregrinos, nas celebrações que o teu coração pede com saudades, não implica que não possas ser peregrino. Pelo contrário, este ano lança-te o desafio de uma peregrinação diferente: o caminho é interior e poderá levar-te muito longe dentro de ti mesmo, ao encontro do santuário do teu íntimo onde Deus está presente para ti. Prepara-te para partir. Passa para de todos os ruídos e inquietações que sobrecarregam o teu coração, para partires em peregrinação através dele até ao coração de Deus. É a luz do coração de Deus que brilha no coração imaculado de Maria, que em Fátima se oferece como lugar de encontro entre Deus e os seus filhos.
Desce ao teu coração e deixa-te conduzir, como os pastorinhos se deixaram conduzir pelo Anjo naquela tarde da primavera de 1916. Ele convidou a Lúcia, o Francisco e a Jacinta para uma peregrinação pelo coração, para a descoberta de um novo modo de relação com Deus. Introduziu-os na intimidade de Deus, como conta a Lúcia nas suas Memórias.

Começámos a ver, a alguma distância, sobre as árvores, uma luz mais branca que a neve, com a forma dum jovem, transparente, mais brilhante que um cristal atravessado pelos raios do Sol. Ao chegar junto de nós, disse:
     – Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo.
E ajoelhando em terra, curvou a fronte até ao chão. Levados por um movimento sobrenatural, imitámo-lo e repetimos as palavras que lhe ouvimos pronunciar:
     – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Depois de repetir isto três vezes, ergueu-se e disse:
     – Orai assim. Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas.
E desapareceu.
A atmosfera do sobrenatural que nos envolveu era tão intensa, que quase não nos dávamos conta da própria existência, por um grande espaço de tempo, permanecendo na posição em que nos tinha deixado, repetindo sempre a mesma oração. A presença de Deus sentia-se tão intensa e íntima que nem mesmo entre nós nos atrevíamos a falar.»

Ser peregrino pelo coração é o modo de tu próprio corresponderes a este convite do Anjo às três crianças: orai comigo. Junta-te a eles em oração. Intimamente, ajoelha-te e curva a fronte até ao chão, isto é, procura criar um silêncio profundo. Deixa-te tomar interiormente pela luz e pela transparência do Anjo. Ele envolverá o teu coração na atmosfera sobrenatural da presença de Deus, intensa e íntima, como descreve a Lúcia. Vai repetindo lentamente a mesma oração: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. Saboreia bem cada palavra para que o teu coração peregrine até à experiência íntima do sentido das palavras que pronuncias.

Meu Deus: Deus é o teu Deus. Tu és sua criatura amada. Tu és seu filho muito amado. Meu Deus, és o meu Pai.
Eu creio em ti: acreditar, ser com ele. Meu Deus, és o meu Deus, creio em ti, confio em ti, creio na tua palavra.
Adoro-te: és criatura diante do Criador, reconhece o teu nada diante de Deus. Louva-o, abandona-te nele como criança ao colo da mãe. Meu Deus, és o meu tudo.
Espero em ti: viver à espera de Deus, ele vem, não falta nunca a quem o espera. Meu Deus, vivo à tua espera, vivo de te esperar.
Amo-te: amarás a Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças, com toda a tua inteligência. Meu Deus, amo-te com todo o meu ser.
Peço perdão: perdão para mim e perdão para os outros; intercede pelos que andam longe de Deus e não creem, nem adoram, nem esperam, nem amam; preocupa-te com eles, deseja para eles a salvação. Meu Deus, tem compaixão dos pobres pecadores, tem compaixão de mim, pobre e pecador.

Escuta o Evangelho de Lucas  6,12-13

12Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. 13Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.»

Nos momentos decisivos da sua peregrinação pela terra, Jesus buscava a solidão e detinha-se diante do Pai em oração. Neste passo que escutaste, trata-se de preparação para a partida, como tu hoje ao preparares-te para partir, peregrino pelo coração. Jesus escolhe os doze que partirão consigo pelos caminhos da Galileia e da Judeia. Com eles partirá a Igreja, depois. Para isso, antes, tinham que se preparar pela intimidade com Jesus. Queres preparar-te para seres peregrino pelo coração? Então, procura no silêncio a intimidade com Jesus.
Fazeres-te peregrino pelo coração é procurares viver interiormente o que a experiência da peregrinação suscita e realiza. Mesmo que neste maio não possas vir ao Santuário, vem connosco, faz esta peregrinação interior, cada dia. Hoje, procura rezar com o coração como os pastorinhos rezaram conduzidos pelo Anjo.

Meu Deus,
és o habitante íntimo do meu ser
e chamas-me, neste maio fechado, a tornar-me peregrino pelo coração
para aí me encontrar contigo.
No meu coração és a fonte da graça
e dás-ma a beber pela fé, a adoração, a esperança e o amor.
Quero ser peregrino pelo coração
até te tocar, desejo tocar-te e necessito que me toques.
No silêncio mais profundo do meu íntimo que habitas, quero dizer-te:
Creio em ti, ó luz da luz
Adoro-te, meu Senhor e meu Deus Espero em ti com toda a confiança Amo-te com todo o meu ser.
E tomo no coração todos os que se negam ao teu coração. Peço-te misericórdia para eles, a salvação para todos.
Quero peregrinar pelo coração
até ao coração da tua mãe, minha mãe, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
No seu coração, és tu que esperas o meu coração. E, neste maio longe da capelinha,
faço-me peregrino pelo coração: pelo meu coração irei
e no coração da Mãe ouvirei o bater misericordioso do teu coração. Ámen.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós. São Francisco e Santa Jacinta Marto, rogai por nós.

Na tua janela, esta noite, coloca uma vela acesa, que seja um sinal de que em tua casa mora um peregrino de Fátima pelo coração. Nossa Senhora vela pelo teu caminho. Até amanhã.


Passo 2 – Não tenhas medo. Queres ser livre?

Vamos visitar, linha a linha, a história da aparição de 13 de maio, para a poderes viver profundamente, como peregrino pelo coração. 

Hoje, não tenhas medo. Abre para Deus a tua liberdade.

Neste maio, Fátima convida-te a seres Peregrino pelo coração. Não tenhas medo. Queres ser livre?

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Impossíveis as deslocações e concentrações, este maio lança-te o desafio de uma peregrinação interior. Fátima convida-te a fazeres-te peregrino pelo coração, educando nele as grandes atitudes da fé que qualquer peregrinação permite desenvolver. Sim, o coração é de educar, não pode ser deixado na sua naturalidade, porque nele há muitas sombras inatas e muitas feridas sofridas. Somos filhos de Adão e Eva. Peregrinar é uma experiência entre todas apropriada para educar o coração. Começa por descer ao teu coração. Procura silenciar o teu íntimo. Silêncio. Mora em ti aquele que te conhece melhor que tu próprio e te ama mais que ninguém. Procura-o no teu coração. Ele é mais íntimo a ti que tu mesmo. Não tenhas medo. Quando nos calamos e caímos em nós mesmos podemos sentir medo, medo do que vivemos já e do que nos aguarda. Tens medo dos teus pensamentos, dos teus sentimentos e paixões? Medo das muitas vozes que te invadem, medo até de ouvires a voz da tua consciência, a voz de Deus?

Vais ouvir a narrativa dos instantes iniciais da primeira aparição de Nossa Senhora, a de maio – a que nos preparamos para assinalar –, como Lúcia conta nas suas Memórias.

[…] vimos, sobre uma carrasqueira, uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz, mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio d’água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.
Parámos surpreendidos pela aparição. Estávamos tão perto, que ficávamos dentro da luz que A cercava ou que Ela espargia, talvez a metro e meio de distância, mais ou menos.
Então Nossa Senhora disse-nos:
     – Não tenhais medo! Eu não vos faço mal!
     – De onde é Vossemecê? – lhe perguntei.
     – Sou do Céu.
     – E que é que Vossemecê me quer?»

Não tenhais medo, são as primeiras palavras da Senhora aos pastorinhos. E é como se Deus viesse à Cova da Iria responder à primeira palavra que o homem lhe dirigiu no jardim do paraíso: tive medo e escondi-me ao ouvir os teus passos no jardim. Não tenhais medo, diz a Mãe daquele que arrancou as raízes do medo quando, sepultado morto no ventre da terra, daí ressuscitou vivo no amanhecer do jardim da páscoa

Não tenhais medo, disse a Senhora. E a Lúcia, ouvindo-a dizer que era do Céu, isto é, vinda da parte de Deus, imediatamente colocou a pergunta das perguntas, a mais crucial das interrogações do homem diante de Deus: que me quer? Que queres de mim, ó Deus?

Só quando um coração liberto do medo pela luz da Páscoa se abre à sua vontade, Deus pode entrar na história, que a liberdade dos homens, em Adão e Eva, lhe fechou. Se queres mesmo ser peregrino pelo coração, como Fátima te convida neste maio fechado, deixa que esta interrogação te abra o coração. Colocá-la é o modo mais radical de te abrires. Ela abre tudo. Abre este maio e abre o tempo todo. Queres abrir a tua própria vida, abrir-te a Deus por esta interrogação: que me queres? Que queres de mim?

És peregrino pelo coração. É este o primeiro passo, o passo decisivo, porque esta interrogação é que transforma o crente em peregrino, cada dia da sua vida, todos os dias da sua vida. Se a colocares, abrir-se-á diante de ti um caminho de peregrinação infinito, não assente na realização do que vês e conheces já, do que pensas e queres por ti mesmo e para ti mesmo no ponto da vida em que te encontras. Antes, pela interrogação chegarás a conhecer o que Deus quer de ti e poderás realizar o que dele escutares. A peregrinação, mais do que movimento através do espaço – que pode ou não ser possível, este ano não é –, a peregrinação é mover-se na vida, desinstalar-se, progredir. A peregrinação é mudança de vida e, por isso, só a peregrinação pelo coração é realmente peregrinação. Para ousares este grau de liberdade em relação a ti mesmo, para te atreveres a responder num ato de desapego inteiro, é necessário acolheres no segredo do teu coração peregrino as palavras da Senhora aos pastorinhos: não tenhais medo. Tu, não tenhas medo. Faz-te peregrino pelo coração.

Escuta o Evangelho de Lucas | 1,26-31.35.38

26Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem chamado José; e o nome da virgem era Maria. 28Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”. 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.30Disse-lhe o anjo: o tenhas medo, Maria, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 35O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus”. 38Maria disse, então: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.»

Aquele que fora prometido no jardim do paraíso, o que esmagaria a cabeça da serpente, vem ao mundo, faz-se homem. Para isso, uma virgem é chamada a responder livremente ao chamamento para ser a sua mãe, a nova Eva, nova mãe de todos os viventes. Tudo o que conhecia sobre si mesma e queria para a sua vida é posto em causa. Deus quer para ela um caminho completamente novo. No diálogo com o anjo, depois de saudada, ouviu, dirigida a ela, a palavra que em Fátima dirigiu às crianças: não tenhas medo. É necessário não ter medo, para abrir a própria vontade à vontade de Deus. E Maria fá-lo, abre-se inteiramente à vontade de Deus para ela, para o mundo. Como Lúcia, Francisco e Jacinta.

Fazeres-te peregrino pelo coração é procurares a raiz do teu medo, de todos os teus medos, e aí, nesse lugar sombrio de ti, escutares a palavra de luz que a Virgem ouviu do anjo e, Senhora de Fátima, dirigiu aos pastorinhos: não tenhas medo! De que tens medo?
Não tenhas medo! Abre o teu coração para Deus e pergunta-lhe: que queres de mim?

Meu Deus, és o habitante íntimo do meu coração
e chamas-me a abrir este maio fechado, a tornar-me peregrino pelo coração
para aí me encontrar contigo.
Ouço a Mãe de teu Filho dizer-me: não tenhas medo!
Para viver como peregrino pelo coração
quero vencer o meu medo, são tantos os meus medos. Escuta a minha voz e liberta-me do medo.
Liberta-me para que, livre, eu possa perguntar-te como a Lúcia: que me queres? Que queres de mim?
Quero abrir para a tua vontade a minha liberdade
e romper, pela minha liberdade aberta à tua vontade,
um caminho para vires à história do mundo oferecer a graça e a misericórdia,
a redenção da liberdade dos teus filhos na luz da Páscoa.
Sou peregrino pelo coração, leva-me aonde queiras, sem medo.
Quero peregrinar pelo coração
até ao coração da tua mãe, minha mãe, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
No seu coração, és tu que esperas o meu coração e, neste maio longe da capelinha,
faço-me peregrino pelo coração: pelo meu coração irei
e no coração imaculado da Mãe ouvirei o bater misericordioso do teu coração. Ámen.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Mãe do céu, está atenta à voz das súplicas do mundo em tribulação. Atende o grito dos pobres e dos doentes, dá conforto e esperança a todos os que sofrem, dá força e compaixão a todos os que cuidam e trabalham. Dá a paz ao mundo. No teu imaculado coração, sê, para todos os teus filhos, refúgio e caminho para Deus.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós. São Francisco e Santa Jacinta Marto, rogai por nós.

Na tua janela, esta noite, coloca uma vela acesa, que seja um sinal de que em tua casa mora um peregrino de Fátima pelo coração. Nossa Senhora vela por ti ao longo do caminho. Não tenhas medo. Até amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário