sábado, 16 de maio de 2020

DOMINGO VI DA PÁSCOA


Neste domingo, para mim, a ligação entre as leituras é feita pelo Espírito Santo e pela Sua ação em cada um de nós. É Jesus que, de junto do Pai, nos envia o Doce Consolador e nos sustenta na caminhada da vida. O segredo, da nossa vida cristã, passa pela abertura do nosso coração a este dom de Deus e pela docilidade com que nos deixamos transformar por Ele. Abramos o nosso coração à Sua Graça e seremos verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado no nosso tempo e na nossa história.


Na 1ªleitura (Atos 8, 5-8.14-17) vemos como o Espírito Santo age em Filipe que leva o anúncio de Jesus, o Messias, aos habitantes da Samaria. É na Igreja nascente, através de Pedro e João, que depois se completa a evangelização já iniciada por Filipe. O testemunho de Filipe, na sua fidelidade ao Espírito Santo, foi essencial, para que os samaritanos pudessem, também eles, aderir a Jesus Ressuscitado e receber o Espírito Santo.
“Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente. As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquela cidade. Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles: só estavam batizados em nome do Senhor Jesus. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo.” 


Na 2ª leitura (1 Pedro 3, 15-18) é S.Pedro quem continua a demonstrar-nos, através do seu testemunho, o quanto o Espírito Santo pode transformar um coração. O desassombro e profundidade do anúncio de Jesus ressuscitado, que vai fazendo, é disso revelador. Hoje desafia-nos a sermos, também nós, neste nosso tempo, testemunhas do Amor de Deus, não impondo nada a ninguém, antes respeitando a natureza de cada um, mas deixando que o Espírito Santo, através de nós, junto dos que privam connosco, no dia a dia da vida, chegue ao coração dos que O buscam de verdade .
“Caríssimos: Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.” 


No evangelho (Jo 14, 15-21) o discurso de despedida de Jesus, que S.João nos transmite, é um tesouro precioso, pois revela-nos até onde vai o Amor de Deus por cada um de nós:”E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco”. Deixemos que o Espírito Santo nos habite por inteiro, de tal forma que possa dizer-se de nós, o que se dizia dos primeiros cristãos, “vede como eles se amam”. Só n’Ele amamos a Deus e aos irmãos.  
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele»."

Vem, Espírito Santo, habita-me, inunda o meu coração e faz de mim verdadeira testemunha do Amor de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário