sábado, 2 de maio de 2020

DOMINGO IV DA PÁSCOA 


Neste IV Domingo, do tempo pascal, celebramos especialmente o Domingo do Bom Pastor, mas, simultaneamente, também festejamos o Dia da Mãe e rezamos no 57ºDia Mundial de Oração pelas Vocações. Temos, pois, neste domingo, ainda mais razões para agradecermos e louvarmos o Senhor, nosso Deus.


As leituras de hoje continuam o anúncio de que Jesus ressuscitou dos mortos, está vivo e nos conduz pelos caminhos da vida, no concreto da nossa existência quotidiana, nos bons e nos maus momentos, em todas as situações, por mais estranhas e difíceis que estas nos possam parecer. Ele é quem nos abre a porta e nos conduz ao Seu rebanho, quando O procuramos, mas é também Ele quem primeiro se faz encontro quando andamos desnorteados de todo, perdidos, sós, sentindo-nos angustiados e abandonados. É aí, quando O encontramos, que nos pega ao colo, nos abraça, ou põe às cavalitas, ficando apenas as Suas pegadas marcadas na areia, como diz o poema… Neste mês de maio descansemos n’Ele. Entreguemos-Lhe todos os medos, sofrimentos e cansaços e peçamos a Maria, nossa mãe do céu, que nos ensine a confiar totalmente n’Ele, no Seu amor sem fim por todos e cada um de nós.



Na 1ªleitura (Atos 2, 14a.36-41) voltamos a encontrar o S.Pedro do último domingo, destemido, corajoso, cheio do Espírito Santo, anunciador da Boa Nova de Jesus Ressuscitado aos homens do seu tempo e também a nós hoje. Ele desafia-nos à conversão de coração, a escutar os apelos de Nosso Senhor, a viver o dom do nosso Batismo no dia a dia da vida, no concreto da nossa existência, com aqueles que Ele colocou nos nossos caminhos. 
“No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes». Ouvindo isto, sentiram todos o coração trespassado e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?». Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um de vós o Batismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus». E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Batismo e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.



Na 2ªleitura (1 Pedro 2, 20b-25) S.Pedro exorta-nos a seguir o pastor e guarda das nossas almas, pois só n’Ele, que deu a Sua vida por cada um de nós, encontraremos a verdadeira felicidade. Jesus é o único Pastor em quem podemos confiar total e plenamente, pois nunca nos abandona. Jesus, qual cordeiro inocente levado ao matadouro, venceu a morte de uma vez para sempre: “pelas Suas chagas fomos curados”. Ele caminha, vive e está sempre presente no meio de nós, é um connosco. 
“Caríssimos: Se vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava-Se Àquele que julga com justiça. Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, sobre o madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.”


No evangelho (Jo 10, 1-10) S.João traz-nos Jesus como Aquele que nos abre a porta e nos conduz nesta Sua Igreja, nos dá a Vida. Ele é a Porta para a Vida, no seio do Pai. Sim, por João, vamos percebendo que Jesus tem uma relação pessoal com cada um de nós, conhece-nos pelo nosso nome, habita-nos e, nós seguimo-l’O, reconhecemo-l’O como o Único que verdadeiramente nos ama infinitamente, tal qual somos, no nosso melhor e no nosso pior. Por todos deu a Sua vida, a todos quer chegar e ser a Porta, o Amor, que, hoje, nos nossos tempos, continua a abrir-Se a quem se deixar amar por Ele.
“Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».”


Senhor, que eu nunca, mas nunca mesmo, duvide do Teu Amor, infinito, por cada umas das Tuas criaturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário