terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

QUARESMA PASSO A PASSO 

2024 - Ano B

7º Dia – Quarta-feira da semana I – 21/02/2024

Evangelho Lc 11, 29-32

«Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas.»

«…e aqui está quem é maior do que Salomão»;

«…e aqui está quem é maior do que Jonas».

Jesus olha as pessoas que se juntam à sua volta e percebe que as suas motivações não são as mais genuínas. São muitas as intenções, mas nem todas são válidas para o procurar. Por isso Jesus recorda-lhes que os ninivitas fizeram uma mudança radical nas suas vidas ao ouvir Jonas e a rainha do Sul fez grandes sacrifícios e percorreu grandes distâncias para ouvir Salomão. Mas Ele, Jesus, é mais do que Jonas e maior do que Salomão e as suas palavras não estão a ser levadas tão a sério que provoquem a mudança da vida.

www.aliturgia.com

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do Sul levantar-se-á com os homens desta geração e há de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».”

A curiosidade e o interesse são facilmente alimentados por coisas banais e até desedificantes. Mas nem sempre sou capaz de usar das mesmas forças para o que é realmente importante. Sinto que Jesus fala para mim nesta passagem do evangelho. Sinto que me chama a atenção para o facto de nem sempre levar a sério a Sua Palavra e nem sempre usar as minhas capacidades para converter a minha vida. Fico na superfície da minha relação com Ele porque vivo na periferia da Sua palavra.

www.aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

No Evangelho de hoje, encontramos Jesus a usar palavras ásperas. Ele dirige-Se ao povo que O ouve e chama-lhes " geração perversa ". Mas porquê tanta dureza? Porque eles não estão abertos a reconhecer o tempo da sua conversão face às pregações de Jesus.

Jesus é o sinal e é, ao mesmo tempo, também um apelo à conversão, muito mais urgente do que o apelo que o profeta Jonas dirigiu aos habitantes de Nínive, que eram pagãos. Hoje, não esperamos outros sinais do céu: é sempre a Palavra de Deus que é, para os homens de todas as gerações, o grande sinal. Para ser “sinal”, a Palavra, o Verbo, o Filho de Deus, fez-Se homem e falou no meio dos homens, em palavras humanas, para Se revelar e revelar o Pai a todos e a cada um de nós.

Para cada um, a conversão tem a sua "hora" certa. É Jesus quem passa nas nossas vidas em determinado momento, quem repousa o Seu olhar sobre o nosso. Deixemo-nos repassar e habitar por Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário