domingo, 25 de fevereiro de 2024

QUARESMA PASSO A PASSO  

2024 - Ano B 

11º Dia – segunda-feira II – 26/02/2024

«Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso.»

Evangelho Lc 6, 36-38 

“A mesma medida”, diz Jesus aos seus discípulos. A consciência de que recebo na medida em que dou e a partir daquilo que dou. Gasto a minha vida com críticas, julgamentos, condenações, receberei críticas, julgamentos e condenações. Gasto a minha vida a perdoar e a repartir, receberei perdão e verei as minhas mãos encherem-se de dádivas. Cem vezes mais promete Jesus e cem vezes mais posso eu experimentar na realidade. 

Jesus adverte os seus discípulos para uma disciplina de vida. Quem quiser identificar-se com o coração do Pai tem que ser misericordioso como Ele. O hábito da crítica condenatória não destrói apenas o outro, mas volta-se contra nós, porque receberemos na medida do que dermos aos outros. Por isso, Jesus aconselha a ser misericordioso, a perdoar e a repartir, se queremos ser tratados com benevolência.

www.aliturgia.com

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».” 

A chave que nos levará a compreender a moralidade crista é perceber de coração, desejo e vontade, que Deus é o único modelo a seguir. Jesus diz-nos que devemos ser como o nosso Pai. Devemos ser misericordiosos como Deus é misericordioso; e perdoar como Deus nos perdoa. Difícil, impossível, se nos apoiarmos apenas nas nossas forças, mas se nos deixarmos habitar por Jesus, se nos abrirmos à ação do Espírito Santo, então é ir em frente, pois o Senhor será a nossa força e tudo nos será possível.

Deus ama o pecador, o que Lhe faz mal, mas, se este Lhe abre o coração, o Seu Amor transforma-o, fazendo dele um santo. Assim, o que realmente desejamos pode-se realizar; a nossa vida é expressão da nossa fé, do nosso amor, das nossas aspirações. Deus não nos castiga, ama-nos e conduz-nos não abolindo a lei, mas dando-lhe o seu pleno cumprimento.

A medida da nossa ação é também o nosso coração. Amemos no Senhor, para que Deus Amor seja conhecido, comunicado e amado por todos e cada um dos seres viventes, pelos tempos sem fim.

in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário