quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

QUARESMA PASSO A PASSO 

2024 - Ano B

2ºDia - Quinta-Feira depois das Cinzas – 15/02/2024

Evangelho Lc 9, 22-25

«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.»

No início da Quaresma escutamos esta passagem decisiva de Lucas. Jesus anuncia a sua paixão, morte e ressurreição e propõe este caminho aos discípulos.

Trata-se de seguir o mesmo caminho que Ele, a mesma renúncia, a mesma cruz e a mesma audácia. Para Jesus não há outra maneira de salvar a vida senão perdendo-a, porque o mundo inteiro não chega para me salvar.

www.aliturgia.com

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». E, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?»."

Olho para Jesus, no início desta Quaresma, e pergunto-me se vale a pena tanto esforço, tanta entrega, tanta perda. Vejo no seu olhar a certeza da vida que se alcança depois de a perder na cruz. Mas os meus olhos têm dificuldade em ver o mesmo que Ele vê e o meu coração tem dificuldade em aceitar o que Ele aceita. Como posso crer que, perdendo esta vida, ganho a vida para sempre? Como entender que o mundo inteiro não vale mais? Este é apenas o início da Quaresma. Vou fazer este caminho com Jesus, Ele me ensinará a dar os passos necessários para que o meu coração acredite no que os meus olhos não podem ver.

www.aliturgia.com

 

A Palavra de Deus hoje convida-nos a seguir Jesus. Para seguir o Senhor é necessário dar dois passos fundamentais: o primeiro é renunciar a si mesmo, é ter coragem e determinação para vencer o orgulho que temos no coração e nos enche de amor próprio; o segundo é cada um carregar a sua cruz dia a dia, é carregar o peso dos compromissos, a responsabilidade de ser o que assumimos ser no mundo. Se sou pai (mãe) preciso de assumir a minha paternidade (maternidade) com força e abnegação e com tudo aquilo que ela exige. 

Muitas vezes, a nossa cruz torna-se pesada devido a doenças que não compreendemos, ou as situações complicadas em casa ou no trabalho... Eu abraço a minha cruz quando assumo o que sou e as  responsabilidades que tenho sem me  desesperar, sem querer colocá-la de lado e sem deixar de assumir que a graça de Deus é maior do que tudo. 

Abraçar a cruz significa não colocar a busca dos bens materiais como o motor que direciona a minha vida. De que adianta conquistar o mundo inteiro e ficar milionário e perder a minha vida e a eternidade? Cada coisa vivida com equilíbrio e sobriedade coloca-nos mais perto do coração de Deus e não nos permite viver iludidos neste mundo.

in http://jesuitasbrasil.org.br/ 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário