domingo, 3 de junho de 2012

Santíssima Trindade


 Hoje é Domingo e a Igreja Católica celebra a Santíssima Trindade. É o dia de Deus por excelência. Porquê? Porque hoje celebramos a verdadeira essência de Deus: O Amor. É nesta comunhão total, entre o Pai,o Filho e o Espírito Santo, que Deus se nos revelou em Jesus, no alto da Cruz e na vitória da Ressurreição. É na unidade absoluta destas três pessoas que nos mostra, pela ação do Espírito Santo o quanto Deus é "O Amor". 

Meus Deus, Uno e Trino, que é o homem para dele te lembrares e, como diz o salmista, no entanto tudo lhe deste, fizeste-o pouco menos do que os anjos, puseste quase tudo debaixo dos seus pés.  Por Teu Filho Único, nos tornaste teus filhos e n'Ele nos revelaste a natureza do teu Amor. Um Amor em contínuo que, pelo Espírito Santo jorra incessantemente sobre cada uma das tuas criaturas. És assim connosco Senhor, o Amor que se dá a cada um de nós, sem limites, nem fronteiras, desde que o nosso coração se abra ao Teu e n'Ele permaneça.
Para mim hoje a Igreja celebra, mais festivamente, a festa do AMOR. Solenemente festeja Deus na sua totalidade e individualidade, Deus todo, que na totalidade da sua Pessoa todo se dá a cada um de nós e ao mundo inteiro.

Neste momento Senhor entrego-te todos aqueles que te desconhecem assim, Amor infinito, por cada ser criado, mas te procuram de coração sincero, para que Te encontrem, a Ti  se abram e descansem as suas cabeças no teu peito, no teu coração. Nestes  tempos  de hoje, que são os nossos, as dificuldades são tantas que, sem Ti, a vida parece um beco sem saída. Mas, é também nestes dias, que é bom escutar-Te quando nos dizes, em  Mateus 11,28-30 "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e abatidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e a minha carga é leve." e verdadeiramente deixarmo-nos repassar, na totalidade do nosso ser, até ao mais recôndito de nós mesmos, por Ti, Amor Uno e Trino. Quando os nossos corações se abrirem, na totalidade, a este Amor assim, então daremos testemunho do Amor, então seremos nestes dias, em que vivemos, verdadeiras testemunhas do Amor, porque é Ele que se dá e comunica através de todo aquele que n'Ele acredita realmente, seguro nas palavras que Jesus disse em Mateus 28,20b: «E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» .


 Cântico à Santíssima Trindade (desconheço os autores)

Refrão: Pai, Filho, Espírito Santo, / ó Santíssima Trindade! Ó Amor que nos sacia / com a fome da Verdade!
1 – Cantamos à Vossa glória, / ó Santíssima Trindade! Guiai ó Deus nossos passos / na Vossa excelsa Verdade!
2 – A Vós, Deus três vezes Santo, / ó Santíssima Trindade!Rendemos nosso louvor / agora e na eternidade.
3 – Deus Pai, Criador do Mundo / Infinito é o Vosso Amor!Porquanto nos concedestes / Louvado sejais, Senhor!
4 – Deus Pai, Vós sois a nascente / da Palavra que é Jesus!Mistério que nos envolve / de paz, de amor e de luz!
5 – Vós quantos andais errantes / vinde todos, escutai:Jesus vos traz a Verdade / vos fala de Deus, Seu Pai.
6 – Se tendes fome, comei / deste Pão que o Pai envia;Se tendes sede, bebei / da água que vos sacia!


Sem comentários:

Enviar um comentário