domingo, 24 de junho de 2012

S.João Batista

A Igreja celebra hoje a solenidade do nascimento de S.João Batista. Esta festividade é memória obrigatória, que se sobrepõe à liturgia do XII domingo do tempo comum. É o único santo em que tal acontece, regra geral só se celebra o santo no dia da sua  morte e se for ao domingo, a liturgia dessa festividade passa para   o dia seguinte. E, mais S.João Batista até tem direito à celebração litúrgica da vigília na noite do dia 23.

E porquê tudo isto? Eu acho que é  porque S.João Batista, entre outras situações: foi o profeta de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento; foi abençoado ainda durante a sua gestação, quando Nossa Senhora visita a sua prima Isabel, saltando de alegria quando sente a presença do Salvador;  viveu no deserto, desde muito jovem, para se preparar para a sua missão; veio preparar a vinda do Senhor Jesus a este mundo; foi diminuindo à media que Jesus ia crescendo no anúncio do Reino; pregou a conversão apontando sempre para Aquele que já tinha vindo e a quem  dizia "não era digno de Lhe desatar as sandálias"; batizou com água; testemunhou com a sua vida uma entrega total a Deus; batizou Jesus e foi testemunha da manifestação da  predileção  de Deus Pai por Jesus, seu Único e Muitíssimo Amado Filho; e, por fim, deu a sua vida por amor de Jesus, porque lhe  permaneceu sempre fiel, na proclamação da verdade, da justiça, da denúncia e no anúncio do Amor de Deus, que em Jesus se ia revelar a todos os homens.  Por tudo isto e muito mais a Igreja tinha que dar a S. João Batista um destaque especial. Ele foi humilde, mas fiel, denunciador do pecado, mas misericordioso para o pecador que se convertia, meigo para o pobre, mas inflexível para com as situações de pecado, mentira e injustiça." Ele foi a cana que clama no deserto". 
Destemido no cumprimento da sua missão de preparar a vinda do Senhor e de apelar para a conversão de coração, S. João Batista é um exemplo para os dias de hoje, em que é preciso anunciar o Reino de Deus nos meios em que vivemos e, sinceramente, às vezes não é fácil fazê-lo. 



Ajuda-me S.João a ser coerente na minha vida, a dar testemunho do Amor de Deus, não tanto por palavras, mas pelo que faço e como atuo. Que tudo seja para crescimento do Reino  e para Glória de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário