quinta-feira, 7 de junho de 2012

Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus

Feliz  dia do Corpo de Deus!
 
E esta foi a última quinta-feira em que celebrámos a solenidade do Corpo de Deus!  
Nos próximos cinco anos ( pelo menos ) passaremos a celebrar esta festa, que se celebrava na 2ª quinta-feira a seguir ao Pentecostes, no domingo. É mais um sinal dos tempos que vivemos, seja em nome da crise, seja porque nós,os católicos também parece que não lhe damos grande importância ... a contar pelo número de pessoas que estavam ontem na missa vespertina !!!
Mas afinal porque é que a Igreja Católica celebra solenemente este dia há tantos anos?!


Ao escutar as leituras deste dia e, ao comparar a primeira com a segunda leitura, é fácil perceber o quanto é diferente a forma como celebramos a Aliança de Deus antes e depois da vinda do Filho de Deus a este mundo, antes e depois da Ressurreição de Jesus. A Nova Aliança selada com  o Sangue do Filho Único de Deus, foi realizada de uma só vez e torna-se presente, viva, no sacramento da Eucaristia, naquele pedacinho de pão, tão pequenino e fininho, sujeito a todas as vulnerabilidades deste mundo, mas que encerra o maior tesouro do tesouros que alguém, por mais rico que seja, possa possuir. E depois é um tesouro ao alcance de todo o coração que O deseja sinceramente, e que se despoja de si mesmo para se encher todo d'Ele e só d'Ele. Ele sim é o verdadeiro tesouro que não se corrompe e ninguém nos pode tirar: o Amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo , Seu Filho único, que por Amor ao Pai, se entrega totalmente por todos e por cada um de nós. E é a possibilidade de O podermos viver em cada Eucaristia em que participamos que é a razão de fazermos uma festa mais solene, num dia unicamente a Ele dedicado. Será que maravilha tão igual não merece um destaque especial num dos 365(6) dias do ano?


 Com, ou sem feriado, uma certeza eu tenho, é a de que hoje foi dia de louvar, dar graças a Deus e fazer festa, porque Deus me ama, te ama, nos ama, de uma forma total, com um amor infinito, numa intimidade tão grande, que se faz um connosco, no mais íntimo da nossa alma, do nosso ser. Que eu, Senhor, dê testemunho deste Amor que me habita, durante cada dia que me dás a graça de viver. 
Viva Jesus Sacramentado. 
Honra, Louvor e Glória Te sejam dadas , hoje e sempre, pelos séculos dos séculos, sem fim. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário