sexta-feira, 29 de junho de 2012

S.Pedro

Hoje, 29 de junho, Solenidade de S.Pedro...Porto de Mós

S.Pedro é o padroeiro de uma das duas paróquias de Porto de Mós, que com a nova reordenação territorial provavelmente serão unificadas. A nível civil festejamos as festas de S.Pedro, mas a nível religioso o senhor padre José faz questão de celebrar também,no dia próprio, a solenidade de S.Pedro, pois nem sempre as festividades da edilidade fazem coincidir a celebração eucarística, com o dia 29 de junho. Assim, o nosso pároco atual deseja fazer deste dia o verdadeiro dia da nossa igreja local , com a representação das duas paróquias e de todos os lugares que as compõem (em que há celebrações de culto). Gostei de perceber que a sua ideia é ajudar-nos a entender que temos de aprender  que somos uma só igreja e que todos juntos podemos dar a imagem dos primeiros cristãos que eram unidos e tudo partilhavam e punham em comum. Ele não disse, mas eu acrescento, temos que ser um por todos e todos por um, ajudarmo-nos uns aos outros, não interessando o lugar a que pertencemos. Agora, nesta aldeia global, somos cidadãos do mundo, hoje vivemos aqui, amanhã sabe  Deus onde estaremos. Por isso também chamou a este dia o Dia da Unidade, o Dia da Solidariedade e o Dia da Igreja Local. Lançou-nos o desafio de todos trabalharmos neste sentido, dando-nos mesmo o exemplo de uma paróquia onde foi pastor, em que, no dia em que se festejava o padroeiro, se sentia esta unidade paroquial.
Afinal a Igreja não é de Deus e não é para Ele que todos nos esforçamos, para que o Seu Reino cresça e a nossa fé n'Ele se fortaleça? É sempre Deus que tem que vir em primeiro lugar, e em segundo e em terceiro....e como Deus é Amor, se n'Ele vivermos, amar-nos-emos como Deus nos ama.
Que S.Pedro, o nosso padroeiro, interceda junto de Deus para que vamos caminhando nesta direção.


Também te entrego, em especial neste dia, o nosso pároco, o bispo desta  Igreja particular de Leiria-Fátima e o Santo Padre, que sendo bispo de Roma, é o sucessor de Pedro nesta Igreja Universal, para que os protejas, guies e guardes e assim encontrem em Deus a sua única força.
 E a nós leigos, que somos as pedras vivas desta Igreja local, dá-nos a coragem para sermos verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado, nos dias de hoje, em todo e qualquer lugar em que habitamos, vivemos, nos movemos e trabalhamos.Acolhemo-nos à tua proteção.


Sem comentários:

Enviar um comentário