domingo, 17 de junho de 2012

A semente de mostarda


Das leituras de hoje, XI domingo do tempo comum, destaco esta parte do Evangelho:

Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?
É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem, mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.» 
                                                                                                                                 Mc 4, 30-32
Efetivamente os Apóstolos eram tão poucos, mas daqueles poucos o Senhor fez os alicerces da Sua Igreja. A pedra angular angular é Cristo, mas foi a partir daqueles que Ele escolheu que a pouco e pouco a semente que Jesus semeou nos seus corações foi crescendo e de tal maneira que hoje, no século XXI, a Igreja de Cristo continua viva. Escolheu quem? Doutores,políticos, sábios, filósofos, ricos...?! Não, escolheu gente de coração sincero, capaz de se lhe entregar totalmente, de dar a vida por Ele. Não eram importantes aos olhos do mundo, não eram perfeitos, mas Jesus conhecia-os, no mais íntimo dos seus corações, e sabia que podia contar com eles. Foram a pequena semente que se transformou na árvore grande onde todo o homem se pode abrigar. 
É esta a maravilha de Deus e da sua Igreja, é assim que Jesus nos explica o que é o Reino de Deus, porque hoje continua a fazer o mesmo, através de outros a quem chama e que têm a coragem de se lhe entregar de todo o coração. É neles e nelas, através dos seus testemunhos, que vamos percebendo o que é o Reino de de Deus. Neste momento lembro-me de Madre Teresa de Calcutá. Mas há tantos e tantas que nos possibilitaram ver que é possível "viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou", isto é nos mostraram, nas suas vidas, como o grão de mostarda cresce e se torna numa árvore enorme que abriga todos os que aí se quiserem acolher.
Deus seja louvado, porque em Jesus se revelou assim . 
Ajuda-me Senhor a não viver senão para Ti, para o crescimento do Teu Reino. Que em tudo o que faça, ou diga, por mais pequenino que seja, eu só tenha essa preocupação.
Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
Mãe Santíssima olhai por nós.





Sem comentários:

Enviar um comentário