sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

QUARESMA PASSO A PASSO - 2023

Sábado depois das Cinzas – dia 4 –25/02/2023

Evangelho: Lc 5, 27-32

«Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam.»

Mateus (Levi) experimenta a força do olhar e do chamamento de Jesus e abandona tudo. Esta mudança na sua vida coloca-o sob o olhar dos fariseus e dos escribas. Mateus, porém, não se importando muito, convida Jesus para um banquete e enche a casa de publicanos. Diante desta visão os fariseus não se atrevem a dizer a Jesus, mas aproximam-se dos discípulos para criticar aquela situação: “Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?”. A resposta de Jesus deixa claro que o pecado só atinge aquele que o deixa entrar no seu coração. Eles não entraram no banquete e, no entanto, estão contaminados no seu coração. Jesus entrou no banquete lado a lado com pecadores e não se deixou contaminar.

aliturgia.com

"Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam»."

O relato de Lucas deixa-me a pensar no coração de Mateus, que se deixou olhar por Jesus a ponto de sentir o seu chamamento a segui-lo e dispor-se a deixar tudo. Sinto no meu coração esta aventura e sinto-me necessitado do olhar sedutor de Jesus. Sem este olhar não serei capaz de mudar nada na minha vida. Por outro lado compreendo-me no lugar dos fariseus que estão de fora. Há neles uma inveja de não estar com Jesus. Queriam estar com ele à mesa, até mereciam mais que os outros, pelo seu comportamento, mas têm as suas condições: na sua mesa não se sentam os impuros, os contaminados, os pecadores. Tantas vezes eu sou assim. Não aguento a proximidade de certas pessoas tidas como pecadoras ou excluídas por alguma outra razão. Mas Jesus procura a proximidade dos que precisam dele, da Sua misericórdia. Se não me converter aos pecadores, aos pobres, aos excluídos, corro o risco de me sentar sozinho à mesa a criticar os que fazem festa com Jesus. Nesta quaresma tenho que me converter aos últimos e caminhar com eles e com Jesus.

aliturgia.com

Olha-me, Senhor, como olhaste Levi, o cobrador de impostos. Olha-me e desperta os meus ouvidos para o teu chamamento. 

aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário