domingo, 21 de fevereiro de 2021

 QUARESMA PASSO A PASSO


Tema da semana: “ADORARÁS O SENHOR, TEU DEUS, E SÓ A ELE SERVIRÁS...”

5º Dia – Domingo I da Quaresma – 21/02/2021

"Naquele tempo o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto"

Talvez esperássemos que as leituras do 1º Domingo da Quaresma nos recomendassem sacrifícios, jejuns, tristeza. Pelo contrário, falam-nos da bondade de Deus, que intervém na nossa vida, a fim de que, arrependidos dos pecados, renovemos os nossos propósitos e iniciemos uma vida nova para sermos verdadeiramente felizes.


Sabemos que a revelação sobre a natureza de Deus se deu devagar. Hoje, após a vinda à terra da segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo, sabemos que Deus é Amor. Mas, naqueles tempos antigos, atribuíam-se a Deus atitudes humanas. Assim, lê-se que O SENHOR arrependeu-se de ter criado o homem sobre a Terra, e o seu coração sofreu amargamente. E o SENHOR disse: «Eliminarei da face da Terra o homem que Eu criei, e, juntamente com o homem, os animais domésticos, os répteis e as aves dos céus, pois estou arrependido de os ter feito.»"(Gn 6, 6-7).

Deus jamais teria pensado fazer tais coisas, porque nos ama e, portanto, não nos castiga. Quando pecamos, usamos erradamente a nossa liberdade e, mesmo assim, Deus não desiste de nós, continua a amar-nos infinitamente e quer-nos de volta para junto de si. Deus nunca nos abandona. Pelo contrário, segue-nos, mesmo quando andamos por caminhos errados, para nos corrigir e nos renovar. 

São Pedro também se refere às águas do dilúvio, comparando-as às águas do nosso Batismo. Escreveu ele: Esta água é figura do Batismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo”.

Ao lermos o santo Evangelho, deparamo-nos com uma frase intrigante: “Naquele tempo o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.”. Para quê? - perguntaríamos nós. Para ser tentado pelo demónio?! Mas Deus exporia seu Filho ao mal? Não! O Pai nunca faria isso com seu Filho Amado. É que as provações não são para conduzir ao pecado. Como Jesus, somos conduzidos ao deserto da nossa vida com dores e alegrias. A nossa fé é submetida seguidamente à prova, como Ele também foi! Não tenhamos medo. O mesmo Espírito que conduziu Jesus está connosco!

in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário