quarta-feira, 25 de julho de 2012

S. Tiago Maior

Hoje a Igreja celebra a festividade de S.Tiago Maior.
Andei à procura de um vídeo sobre ele ,mas não encontrei grande coisa, por isso fui buscar algumas ideias a um power point brasileiro, tais como:




"S.Tiago Maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de S.João Evangelista. Ele recebeu de Jesus o chamamento para fazer parte do grupo dos doze apóstolos e foi testemunha de acontecimentos importantes da vida de Jesus: a transfiguração, a sua agonia no Getsemani, a ressurreição da filha de Jairo. Tiago era enérgico, firme, zeloso, impetuoso nas suas atitudes e, por isso, o Senhor deu-lhe o nome de “filho do trovão”. A sua atividade apostólica desenvolveu-se na Judeia e na Samaria. De acordo com Isidoro de Sevilha, após a ascensão de Jesus, teria evangelizado a Espanha, tornando-se o seu primeiro evangelizador e depois o seu patrono. Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro, da cidade de Iria, afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade que depois mudaria o nome para Santiago de Compostela, tornou-se importante meta de peregrinações, especialmente durante a Idade Média."

“Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam redes ao mar, pois eram pescadores. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando redes. Chamou-os.” 
 (Mt 4,18.21)
 "Tiago experimentou a “vida com Jesus”. Deixou tudo e viveu a vida do Mestre. Foi o primeiro apóstolo martirizado – bebeu o cálice do Senhor. "

Sem comentários:

Enviar um comentário