domingo, 29 de julho de 2012

A multiplicação dos pães

 Vamos caminhando, com Jesus, ao longo do chamado tempo comum. Já é o XVII Domingo...


A liturgia de hoje faz-nos olhar de uma forma diferente para este Senhor, que é o Filho de Deus feito homem e que nos vai "ensinando muitas coisas" através da Sua Palavra.

Na 1ª leitura e no Evangelho vemos como o nosso Deus cuida de cada um de nós. Atento e preocupado manda sentar toda aquela gente (milhares de pessoas) e procura encontrar uma forma de os alimentar. E o mais engraçado está no jeito com que o faz: primeiro questiona os seus discípulos:


"Erguendo o olhar e reparando que uma grande multidão viera ter com Ele, Jesus disse então a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para esta gente comer?»
Dizia isto para o pôr à prova, pois Ele bem sabia o que ia fazer. "
"Filipe respondeu-lhe:«Duzentos denários de pão não chegam para cada um comer um bocadinho.»
Disse-lhe um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro: «Há aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?» "


No fundo deram -Lhe uma resposta perfeitamente natural, tal como um de nós hoje Lhe responderia se estivesse nas mesma condições
Acho que é assim que Deus continua a fazer connosco. Vai-nos perguntando, por meios das pessoas que coloca no nosso caminho,nas mais diversas situações da vida: e agora, o que é que podemos fazer, perante esta, ou aquela situação? Tudo concorre para a nossa santificação, nada fica de fora, logo há algo a fazer.

 
Depois,que fez Jesus, com os discípulos?
"Jesus disse: «Fazei sentar as pessoas.» Ora, havia muita erva no local. Os homens sentaram-se, pois, em número de uns cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os pelos que estavam sentados, tal como os peixes, e eles comeram quanto quiseram.
Quando se saciaram, disse aos seus discípulos: «Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca».
Recolheram-nos, então, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada que sobejaram aos que tinham estado a comer. 



A solução passa, pelo que eu entendo, por acreditar verdadeiramente que é o Senhor que age, que atua através de cada um de nós, em relação aos outros. Para isso precisamos também de ter fome d'Ele e de nos deixarmos alimentar por Ele, em cada Eucaristia, seja pela Palavra, seja pelo pão (que é Ele próprio que se faz um , com cada um de nós, no mais íntimo da nossa alma) e pela oração. Parece-me que sem tudo isto não somos capazes de cumprir a missão que Ele nos deu. Eu, pelo menos não sou. Os discípulos fizeram o que Ele lhes disse e por isso o milagre aconteceu, o Senhor repartiu-se e alimentou o Seu Povo.


São tantas, Senhor, as situações que colocas no meu caminho. Às vezes penso  que continuo a procurar-Te e não Te vejo mesmo à frente do meu nariz! Passo à frente e não sei o que, nem como fazer! Respondo-te como Filipe. Senhor, abre-me os olhos, o coração e os ouvidos, para que eu faça o que Tu queres. Sem TI Senhor nada posso fazer, não sou capaz. Mãe Santíssima intercede por mim junto de Teu Filho, para que se cumpra sempre e só a Sua vontade na minha vida. Santa Maria rogai por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário