domingo, 28 de novembro de 2021

 Ano C - 2021

Advento passo a passo - 2

2ºdia - 29/11/2021

Mateus 8, 5-11

"Senhor eu não sou digno de que entres em minha casa…"

"A cura do servo do centurião na primeira semana do Advento faz-nos ver a mesa posta no futuro, quando o Senhor vier na Sua glória. Foi posta a mesa do Reino dos Céus e muitos, vindos do Oriente e do Ocidente, a ela se sentarão com Abraão, Isaac e Jacó. Deus disse a Abraão que nele seriam abençoadas todas as nações da terra. Promessa que, segundo a carta aos Gálatas, não pode ser anulada pelo que veio depois, restringindo-a aos observantes da Lei. A promessa deixou aberta a porta do banquete celeste para os que virão do Oriente e do Ocidente."

«Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai’ e ele vai; a outro ‘Vem’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus».

"Hoje escuto com alegria estas palavras de Jesus: “Eu irei curá-lo”. São para mim. Por inúmeras razões a minha vida precisa de um médico que, com uma palavra, um gesto, um olhar me mostre que não há becos sem saída mas caminhos novos da alegria e e da esperança. Estas palavras não são apenas para mim, mas para todos. Esta certeza é um sinal claro para todos os homens: aquele que curou o servo do centurião pode curar-me a mim, a ti e a todos."

Sem comentários:

Enviar um comentário