sábado, 27 de novembro de 2021

Advento Passo a Passo

Ano C - 2021

Advento passo a passo -1

Ao procurar uma ajuda  para a reflexão/oração em cada dia do Advento, encontrei no site https://ignatiana.blog/ran-2021-0/uma proposta para um “Retiro do Advento e Natal – 2021”.  Não seguindo tudo o que é proposto, vou-me apoiar nos subsídios que ali são fornecidos para cada dia. 

Procurei também ajuda no site www.aliturgia.com

1º dia - 28/11/2021

Lc 21,25-28.34-36

Que o Senhor nos ajude a estarmos sempre vigilantes!

A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor no final dos tempos. A liturgia convida-nos a estar em vigília, mantendo uma atitude especial de conversão.

O evangelho de Lucas descreve, de maneira metafórica, os acontecimentos que precederiam a segunda vinda de Jesus. Por causa disto, Lucas convida todos os irmãos e irmãs a manterem-se fiéis e vigilantes para, de pé, receberem o Filho do Homem.

O texto do evangelho do primeiro domingo trata da libertação que chega. Nos versículos anteriores, Lucas falava-nos da chegada a Jerusalém (21, 20-23). Agora, alude à segunda vinda de Jesus, quer dizer, ao que chamamos de parusia. O discurso de Jesus é apocalíptico e adaptado à cultura de seu tempo (apocalipse não significa catástrofe, como somos levados a pensar, mas revelação), e é preciso reler os sinais do mundo natural no terreno da história, que é o lugar em que o Espírito se manifesta. A segunda vinda do Senhor revelará a história a si mesma. A verdade que estava oculta aparecerá em plena luz. Todos chegaremos a conhecermo-nos melhor (1Cor 13, 12b).

Existem em nós a angústia, o medo e o espanto, não causados pelos “sinais no sol, na lua e nas estrelas”. As nossas angústias e inseguranças são motivadas mais pelas crises económicas, pelos conflitos sociais, pelo abuso do poder, pela falta de pão e de trabalho, pela frustração… por tantas estruturas injustas, que só poderão ser removidas pela mudança – do amor de Deus e sua justiça – no coração do ser humano.

A mensagem de Jesus não nos livra dos problemas e da insegurança, pelo contrário, ensina-nos como os podemos enfrentar. O discípulo de Jesus tem os mesmos motivos de angústia que o não-crente, mas ser cristão consiste numa atitude e numa reação diferente: a atitude de esperança que mantém a nossa fé nas promessas do Deus libertador e que nos permite descobrir os passos deste Deus no drama da história. A atitude de vigilância a que nos leva o Advento, é a de ficarmos alerta para descobrir “Cristo que vem” nas situações atuais e a enfrentá-las como processo necessário de uma libertação total que passa pela cruz.

Pe. Luís Renato Carvalho de Oliveira, SJ

Sem comentários:

Enviar um comentário