domingo, 11 de dezembro de 2016

III DOMINGO DO ADVENTO

As leituras de hoje projetam-nos para a alegria de celebrarmos a presença de Deus no meio de nós. É verdade que o Filho de Deus já veio, mas nunca é demais trazermos, bem para o centro das nossas vidas, o nascimento do menino Deus, que realiza as profecias e demonstra o amor infinito de Deus, que abraça assim a nossa humanidade. E como esse dia se aproxima rapidamente, o coração enche-se de alegria.


A 1ª leitura (Is 35, 1-6a.10) é um texto lindíssimo e, ao mesmo tempo, verdadeiramente desafiador, pois somos convidados a fazer a nossa parte na construção de um mundo novo, que só em Jesus se tornou possível: «Tende coragem, não temais: “Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria.”


Na segunda leitura, S.Tiago recorre à agricultura, como exemplo, para nos ajudar a fortalecer o coração e a chegar ,com o verdadeiro espírito, ao dia de Natal.
"Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor."
Tg 5, 7-10


 No evangelho (Mt 11, 2-11)  estamos perante os sinais que confirmam que o mundo novo já chegou. É Jesus que no-los apresenta: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Assim, João confirma que Jesus é o Messias prometido, e que n'Ele se manifesta o amor de Deus para connosco. Por sua vez, Jesus fala de João e diz: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».


Senhor, que o meu coração se abra totalmente a ti. Ajuda-me, Mãe santíssima.

Sem comentários:

Enviar um comentário