domingo, 18 de dezembro de 2016

IV DOMINGO DO ADVENTO

As leituras de hoje falam-nos do cumprimento das promessas do Senhor Deus, com o envio do Salvador – Emanuel – Deus connosco  e centram-nos em duas figuras fundamentais, Maria e José.


Na 1ªleitura (Is 7, 10-14) Isaías esclarece-nos sobre quem enviará um sinal do cumprimento da promessa - o próprio Deus: «a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel». 



Na 2ªleitura (Rom 1, 1-7)  S. Paulo situa-nos em Jesus, o Filho de Deus, mas ao mesmo tempo da descendência de David, como a Boa Nova do Senhor prometida, através dos profetas: acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor”.


O Evangelho é um convite a contemplarmos Maria e José, que, pela forma como deixaram que o Espírito Santo os habitasse, se tornaram totalmente disponíveis, para que Deus, através deles, realizasse o Seu plano de salvação para toda a humanidade. Deixemo-nos cativar pelo seu exemplo.
"O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa."
Mt 1, 18-24


Virgem Maria e S. José ensinai-nos a dizer, sempre, sim a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário