sábado, 3 de dezembro de 2016

II DOMINGO DO ADVENTO


Se na 1ª semana do advento fomos convidados a estar vigilantes, nas leituras de hoje somos desafiados a arrependermo-nos e à conversão de coração. Todas as leituras nos convidam ao arrependimento, mas este apelo é mais sentido, quando são homens de coração sincero, radical e todo entregue a Deus, como Isaías e S. João Batista, que no-lo propõem. Deixemo-nos interpelar por estas duas figuras típicas do Advento.


Na 1ªleitura (Is 11, 1-10) Isaías profetiza a vinda de um rebento da tribo de Jessé. Com esse rebento iniciar-se-á um mundo novo, um reino de paz e justiça, de harmonia e de coexistência pacífica entre o “lobo e o cordeiro”. E, como veremos no evangelho, em Jesus realizou-se a profecia de Isaías. Só que a profecia ainda não está completa, continua a cumprir-se hoje, porque o Senhor quis associar cada um de nós à implantação da boa nova do reino: amar cada um, que Ele põe no nosso caminho, como Jesus amou. Assim, o reino novo, iniciado por Jesus, precisa da nossa conversão dia a dia, para que, na plenitude dos tempos, Deus seja tudo em todos os seres viventes.


Na 2ªleitura (Rom 15, 4-9) S. Paulo, continuando a mesma linha da 1ªleitura, também nos lança um desafio: “. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus.”


No evangelho é S.João Batista que nos faz um apelo direto ao arrependimento, à conversão, para assim acolhermos verdadeiramente o Menino Deus que vem ao nosso encontro. Escutemos João, com as portas do nosso coração abertas de par em par, para Jesus entrar e nos encher com o Seu Espírito.
“Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». João tinha uma veste tecida com pelos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu batizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga».”
 Mt 3, 1-12

Senhor, que o meu coração se abra à ação da Tua Graça e se deixe amar por Ti. Converte-me Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário