domingo, 11 de maio de 2014

IV DOMINGO DA PÁSCOA 


Na 1ª e 2ª Leitura, S.Pedro explica como entrar pela Porta, ou escutar a voz do Pastor: mediante a conversão e o Batismo (At 2,14a.36-41) e, através do seguimento das pegadas de Cristo,fazendo o bem. (1Pd 2,20-25)

No Evangelho Jesus apresenta-se como o Bom Pastor.
Jesus é o Único que nos pode conduzir às pastagens verdejantes de onde brota a verdadeira vida.Também é  a Porta que se abre para nos dar a vida em abundância.

"Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. 
Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 
A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. 
Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. 
Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» 
Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 
Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. 
Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. 
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. 
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."  
(Jo 10,1-10)

É reconfortante, é bom mesmo, ouvirmos Jesus a dizer que nos chamas um, a um, pelo nome e nos conduz para as fontes da vida. É a certeza de que Ele nos guia pelos caminhos da vida e nos pega ao colo nos momentos mais difíceis. Só n'Ele podemos confiar! Só Ele é a Vida.


Conduz-me Senhor às paisagens verdejantes e sacia a minha alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário