sábado, 17 de maio de 2014

V Domingo da Páscoa


As leituras de hoje ajudam-nos a perceber o verdadeiro sentido do ser comunidade. Explicam-nos como se vivia o espírito de comunidade e como se resolviam os problemas nos primeiros tempos da Igreja. 



Na 2ª leitura S. Pedro compara a Igreja a um edifício em que Cristo é a pedra angular e os cristãos as pedras vivas, a quem cabe a missão de dar testemunho de que Jesus Ressuscitou e vive no meio de nós:

«Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.»
1ª Pd 2,9


No Evangelho S.João apresenta-nos a Igreja como um povo peregrino que  caminha  para  o Pai  guiado por Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

"Naquele tempo,disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.»
Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» 
Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim. 
Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» 
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 
Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. 
Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai."
                                                                                                                                             Jo 14,1-12. 
Senhor Jesus, que és o Caminho, a Verdade e a Vida, guia-me por caminhos que me conduzam ao Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário