domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma


E eis-nos chegados ao tempo favorável do encontro com Deus: a Quaresma. 
Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos para preparação da festa da Páscoa. É o coração litúrgico e o cume da fé cristã
Quaresma é converter-se, é acreditar

Converter-se é mais do que fazer penitências, ou realizar privações momentâneas, é fazer com que que Deus seja o centro da nossa existência e ocupe sempre o primeiro lugar.
Acreditar não é apenas aceitar um conjunto de verdades intelectuais, é muito mais do que isso, é aderir à pessoa de Cristo e escutar a sua proposta, acolhê-la no coração e fazer dela o guia da nossa vida.
                                                Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

E reportando-me às leituras de hoje vou escolher a 2ª leitura, fundamentalmente porque nela S.Paulo diz:

"Irmãos: Que diz a Escritura, afinal?«É junto de ti que está a palavra: na tua boca e no teu coração.» Esta palavra é a da fé que anunciamos.
Porque,se confessares com a tua boca: «Jesus é o Senhor» e acreditares no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
É que acreditar de coração leva a obter a justiça,e confessar com a boca leva a obter a salvação.
É a Escritura que o diz: Todo o que nele acreditar não ficará frustrado.
Assim, não há diferença entre judeu e grego, pois todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam.
De facto, todo o que invocar o nome do Senhor será salvo."
 Carta aos Romanos 10,8-13.
Se por um lado na Quaresma somos convidados a fazer jejum das palavras inúteis, fúteis e más, por outro lado, neste ano consagrado especialmente à Fé, S.Paulo,  nesta leitura, diz-nos claramente que devemos falar do Senhor Jesus, em quem acreditamos como o Filho de Deus que se fez homem, habitou entre nós e ressuscitou dos mortos. 
É neste Jesus, que sendo Deus se sujeitou a tudo o que a condição humana implica, incluindo as tentações do demónio, como vimos no Evangelho de hoje, mas que no seu imenso Amor a Deus Pai se mantém sempre firme e fiel ao Seu único Amor, que eu acredito.
Sim, meu Senhor e meu Deus eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé. 
Sim, eu creio que és o Filho de Deus Vivo, que ressuscitaste do mortos e habitas no meio de nós.
Sim, eu creio que pela ação do Espírito Santo habitas no coração de cada um de nós que a Ti se abre e se entrega sem reservas.
Bendito e louvado sejas, hoje e sempre, pelos séculos dos séculos, sem fim. Ámen 

Sem comentários:

Enviar um comentário