Neste domingo foi proclamada uma das leituras que considero das mais belas e difíceis que fazem parte da Bíblia: o Hino à Caridade de S.Paulo. É, mesmo do ponto vista literário um texto lindo, mas só em Deus é possível vivê-lo!
Só quem vive em Deus pode dizer como Sta Teresa de Ávila: só Deus me basta.
E o Amor Verdadeiro é este Deus, que torna possível, a quem se lhe entrega, por inteiro, viver desta forma, tão bela e ao mesmo tempo tão desafiante, que S.Paulo nos apresenta na segunda leitura de hoje.
No entanto, as outras leituras deste 4º domingo do tempo comum, levam-nos a descobrir o que é ser profeta, quer nos tempos antigos, quer no tempo de Jesus, quer no nosso tempo. Só em Jesus, o Filho Amado de Deus é possível ser um profeta de hoje. Tal como com Jesus as consequências não se fazem esperar... Hoje, o cristão só conseguirá viver, de verdade, o exemplo de Cristo se se apoiar totalmente em Deus, caso contrário sucumbirá e não conseguirá seguir o Seu caminho.
"E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo.
Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho."
Lc 4,30
Sem comentários:
Enviar um comentário