domingo, 16 de setembro de 2012

Tome a sua cruz e siga-me




"Chamando a si a multidão, juntamente com os discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la. "

S. Marcos 8, 34-35

 Ao escutar as leituras da liturgia deste XXIV Domingo do tempo comum, senti que estavam tão ligadas ao nosso quotidiano que tive muita dificuldade em selecionar uma. De facto o Senhor na primeira leitura diz-nos que não é fácil segui-lo, só se nos deixarmos habitar completamente por Ele, seremos capazes de resistir e ultrapassar as dificuldades que nos surgem, porque a Deus nada é impossível e Ele fará esse caminho em nós.

 Depois S.Tiago é tão claro ao dizer-nos que uma fé só é viva quando é testemunhada, através de obras. O que fazemos no nosso dia a dia e a forma como vivemos os acontecimentos que o Senhor em cada dia põe ao nosso dispor é que falam, ou não, da nossa fé n'Aquele que é o nosso tudo. E se assim for daremos testemunho desse Amor imenso que só Ele tem por cada ser humano, quer gostemos, ou não das pessoas com quem nos vamos cruzando ao longo de cada dia. O Senhor até com o nosso pecado faz maravilhas de Amor, em favor de todos.

E, por fim o Evangelho, todo ele ligado com as duas leituras anteriores, faz-noz centrar no essencial, Jesus, o Filho de Deus, que no Seu amor profundo a Deus Pai, acede em dar a sua vida por causa da nossa salvação. Mas não fica por aí, ensina-nos que o nosso caminho de felicidade é um só, segui-Lo, com todas as consequências que essa opção implica.


 Jesus, Filho de Deus Vivo, eu creio que és o Messias, Salvador desta  humanidade e de cada um de nós , em particular, mas aumenta a minha pouca fé. 
Vive em mim Senhor para que as obras  que faço sejam de fé e testemunhem o Teu amor profundo por cada ser humano.
Mãe Santíssima ajuda-me nesta caminhada de me deixar amar por Teu Filho, na totalidade do meu ser .

Louvado sejas Senhor Deus porque continuas a amar "loucamente" esta humanidade que parece perdida e só em Ti pode encontrar um verdadeiro projeto de felicidade. Ajuda-me a testemunhar, na vida, esta certeza de fé que semeaste no meu coração, desde o dia do meu batismo. Só Tu me podes ajudar, por isso não me canso de te pedir, ilumina-me Senhor e guia-me neste peregrinar quotidiano. A Ti me entrego. A obra é Tua, eu tento dar o melhor de que sou capaz, mas como me conheces tão bem e mesmo assim me amas, só podes ser Tu a vencer em mim tudo o que me afaste de Ti. Ajuda-me querido Pai. Pega-me ao colo, ou leva-me pela mão e, segura em Ti, faremos o caminho juntos e assim vencerás todos os meus "medos", hesitações,... Amén.

Sem comentários:

Enviar um comentário