sábado, 22 de setembro de 2012

Quem é o maior no Reino de Deus?


Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?»
Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior.
Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.»
                                                                                                                                          Mc 9,35-36.
Como são adequadas aos tempos de hoje as palavras que Jesus dizia aos seus discípulos naqueles tempos.
Ao dirigir-se aos homens deste nosso mundo, em plena atualidade, seja qual for a área social, económica, ou até mesmo eclesial, em que se movam,as suas palavras não seriam muito diferentes, talvez apresentadas com o recurso às novas tecnologias , mas sem dúvida, muito semelhantes às que proferiu há tantos anos. Como evoluímos tão pouco, para não dizer, que em certos aspetos até regredimos! 
Por isso Jesus continua a dizer-nos, como então "o que quer ser o primeiro deve ser o servo de todos". Como seria bom se vivêssemos assim no mundo do trabalho, na Igreja, resumindo, em tudo o que fazemos, onde quer que estejamos!
 Agora, que tanto se fala em metas a atingir, esta parece-me  a meta para o cristão, que hoje Jesus nos propõe, como programa de vida: ser o servo de todos. Afinal foi o que Ele fez enquanto viveu fisicamente na sua terra. Agora quer continuar a viver, em cada um de nós, o mesmo projeto de Amor. E este é o grande desafio que nos é feito hoje, deixarmos que em cada um de nós Ele viva desta forma, todo entregue ao cumprimento do projeto do Pai: Amor infinito por cada um de nós.


Ensina-me Senhor Jesus a ser em Ti, este servo de todos.
Caminha comigo neste mundo, em que tudo parece estar ao contrário do que me propões.
Faz Senhor com que o meu coração se deixe repassar por Ti e assim será possível viver como Tu queres, porque és Tu que me dás a vida e circulas nas minhas veias, me alimentas e sustentas neste difícil caminhar.
Mãe Santíssima acolhe-me à tua proteção. Ensina-me a amar teu Filho na totalidade do meu ser, pois só assim será possível aceitar o desafio que a liturgia de hoje nos lança.  Santa Maria, rogai por nós!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário