sábado, 7 de janeiro de 2012

Dia de Reis - Epifania

Embora a tradição celebre a Epifania no dia 6 de janeiro, para nós já não é feriado há muito, muito, tempo, por isso, este ano, na liturgia a Igreja, em Portugal, celebra hoje, dia 8, esta festa da Manifestação de Deus a todos os homens da nossa Humanidade. E com esta celebração termina o tempo de Natal, mas continua presente, no nosso coração, o Menino Deus, que vai crescendo e guiando-nos até à festa maior da Páscoa.
Ao escolher o texto litúrgico, optei pela segunda leitura, por duas razões: uma, é porque S.Paulo é um dos exemplos claros de que o Senhor tem formas, que só Ele conhece, de chegar a todo o homem que o procura de coração sincero; a outra, porque neste texto é dito que «os gentios são admitidos à mesma herança dos filhos» do povo escolhido, em Jesus Cristo. Todos fazemos parte do plano de salvação de Deus, que por meio de Jesus veio para salvar todo o Homem, seja ele quem for. Ninguém está fora do Amor de Deus.
Carta aos Efésios 3,2-3a.5-6.
Irmãos: «Certamente já ouvistes falar da graça de Deus que me foi dada para vosso benefício, a fim de realizar o seu plano: que, por revelação, me foi dado conhecer o mistério, tal como antes o descrevi resumidamente. Que, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em gerações passadas, como agora foi revelado aos seus santos Apóstolos e Profetas, no Espírito: os gentios são admitidos à mesma herança, membros do mesmo Corpo e participantes da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho».

Que todos os povos do Mundo inteiro louvem e aclamem o Senhor Nosso Deus, o Rei do Universo, eternamente enamorado de todas as suas criaturas.
Louvor e Glória a Ti, Senhor, hoje e sempre, pelos séculos dos séculos, sem fim. Ámen

Sem comentários:

Enviar um comentário