sábado, 22 de fevereiro de 2020

DOMINGO VII DO TEMPO COMUM


Para este domingo, que antecede o início da Quaresma, já na próxima 4ªfeira, a igreja selecionou textos que nos projetam para o que é essencial na nossa caminhada de fé. Assim, fica claro que, primeiro e antes de tudo, está Deus Amor, que nos prova, em Jesus, que é possível amar o outro, ainda que este seja nosso inimigo, desde que nos deixemos habitar pelo Espírito Santo, na totalidade do nosso ser. Só assim seremos, no dia a dia da vida, templos de Deus.


Na 1ªleitura (Lev 19, 1-2.17-18) o autor sagrado centra-nos no maior dos desafios que o nosso Deus continua a fazer hoje, a cada um de nós, seus filhos, no Filho: “Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. Só, na medida em que nos deixarmos habitar, fazer, por Jesus, na totalidade do nosso ser, seremos caminhantes em direção a esta meta, que o Senhor nos propõe, como a medida alta do nosso caminho para Ele. Se, por acaso, tivermos dúvidas, quanto ao rumo dos nossos passos, há um indicador, muito claro, que nos mostra até que ponto estamos na direção certa: a forma como amamos o nosso próximo. 
“O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo’. Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele. Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor».”


Na 2ªleitura (1 Cor 3, 16-23)  S.Paulo, na linha dos outros textos de hoje, diz-nos que só seremos templos de Deus, na medida em que nos abrirmos à ação do Espírito Santo em nós, e nos deixarmos inundar pela sua luz. Se tínhamos ilusões, todas elas caem por terra, pois, uma coisa é certa, só se seguirmos pelo caminho que S.Paulo nos aponta é que chegaremos a amar o nosso próximo. 
“Irmãos: Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é santo, e vós sois esse templo. Ninguém tenha ilusões. Se alguém entre vós se julga sábio aos olhos do mundo, faça-se louco, para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, como está escrito: «Apanharei os sábios na sua própria astúcia». E ainda: «O Senhor sabe como são vãos os pensamentos dos sábios». Por isso, ninguém deve gloriar-se nos homens. Tudo é vosso: Paulo, Apolo e Pedro, o mundo, a vida e a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.”


No evangelho (Mt 5, 38-48) Jesus é muito claro e não deixa margem para dúvidas, quanto ao caminho a seguir: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus”. Só em Jesus seremos capazes de chegar a esta medida alta a que nos desafia, mais especificamente, n’Ele, com Ele e por Ele amaremos os que nos odeiam, pois, em Deus, até  o que nos parece impossível se nos torna possível. 
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».”


Senhor, habita-me por inteiro, faz de mim tua morada, inunda-me com a Tua luz, pois só em Ti conseguirei amar o meu próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário