sábado, 6 de julho de 2019

DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM

Adaptado de "Dibujos de Fano"

Hoje, as leituras fizeram-me pensar naqueles, alguns conhecidos por mim, outros nem tanto assim, que, porque responderam ao apelo que Jesus lhes fez, para comunicarem a todos os homens que Deus é Amor, permitiram que chegasse, até aos nossos dias, a revelação, a cada coração sincero, que se abre à boa nova, do quanto é amado infinitamente por Deus. Cabe-nos a nós, homens e mulheres deste séc.XXI continuar a testemunhar Deus Amor, na nossa vivência quotidiana.

FreeBibleimages

Na 1ªleitura (Is 66, 10-14c) o convite feito por Isaías para exultarmos de alegria, tem uma razão de ser: Deus enamorado da sua criatura; Deus que nos ama com um amor sem fim; Deus que é  Pai e Mãe de cada um de nós e por nós vela continua e infinitamente; Deus que entregou Seu Único e muito amado Filho, por nosso amor. Obrigada Senhor. Louvado sejas hoje e sempre e por toda a eternidade. 
“Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, todos vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: «Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos.”

Adaptado de "Dibujos de Fano"
Na segunda leitura (II Gal 6, 14-18) S. Paulo apresenta-nos a Cruz, como caminho de libertação, como árvore da vida. Ele, melhor do que ninguém, dá-nos um testemunho vivencial de Jesus crucificado, mas também e, mais ainda, de Jesus ressuscitado. É sempre desafiante, para o nosso viver de cada dia, a forma como S. Paulo nos comunica o seu amor incondicional a Jesus Ressuscitado. S. Paulo, rogai por nós. “Irmãos: Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão valem alguma coisa: o que tem valor é a nova criatura. Paz e misericórdia para quantos seguirem esta norma, bem como para o Israel de Deus. Doravante ninguém me importune, porque eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus. Irmãos, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Ámen.”

FreeBibleimages
No Evangelho é Jesus quem envia os discípulos em missão. A forma como os prepara e depois ora por eles ao Pai é para nós, hoje, a garantia de que estará sempre connosco, em qualquer momento da nossa vida, pois estamos sempre em missão. Escutemos Jesus e deixemos que o Seu Santo Espírito nos ilumine e conduza. 
“Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade». Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».” 

Adaptado de "Dibujos de Fano"
Senhor, que eu Te escute sempre, de coração sincero. Como podes amar-me assim desta maneira Senhor! Mil graças Te dou Senhor. Obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário