sábado, 27 de agosto de 2016

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras, deste domingo, desafiam-nos a irmos contra a corrente, pois exaltam a humildade, como um dos valores que o cristão deve assumir, no seu viver do dia a dia. Atualmente, a humildade não é aconselhada, antes pelo contrário, o procurar atingir determinados fins, a qualquer preço, muitas vezes (se não sempre), leva a seguir por outros caminhos.


Na 1ª leitura, (Eco 3,17-18.20.28-29.), o autor sagrado diz-nos que a humildade passa por reconhecer como o Senhor é grande e alegrar-se n’Ele, dando-Lhe louvor e glória. Só um coração humilde é capaz de se entregar e confiar plenamente em Deus. Peçamos ao Senhor um coração humilhado e contrito.


Na 2ª leitura (Hebreus 12,18-19.22-24.)  S.Paulo lembra-nos como Jesus, o filho de Deus, se fez pequeno, se humilhou, deu o Seu sangue, para nos ganhar para Deus. Só n’Ele, pela graça recebida no Batismo, poderemos seguir o caminho da salvação, aspirar às coisas do alto. Entreguemos-lhe o nosso coração.



No Evangelho Jesus conduz-nos por caminhos de humildade, seja através da parábola que conta, seja pela forma como atua no banquete, para o qual foi convidado. Jesus diz-nos para não escolhermos os primeiros lugares, mas os últimos e ainda para convidarmos os que não nos podem retribuir pelo bem que lhes fizermos. Peçamos ao Senhor um coração que se dá gratuitamente, sem esperar agradecimento, nem reconhecimento de qualquer espécie.

"Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam.
Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola:
«Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar.
Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobe mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados.
Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
Jesus disse ainda a quem O tinha convidado: «Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos, não seja que eles por sua vez te convidem e assim serás retribuído. Mas quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás feliz por eles não terem com que retribuir-te: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos."
Lucas 14,1.7-14.




Dai-me Senhor um coração humilde.

Sem comentários:

Enviar um comentário