sábado, 28 de novembro de 2015

ANO C

I DOMINGO DO ADVENTO


Iniciamos hoje um novo ano litúrgico - Ano C - em que teremos como companheiro, nesta escola da vida,  o evangelista S. Lucas. 

As leituras deste 1º Domingo do Advento falam-nos dos novos tempos, que hão de vir, em que viveremos na alegria de Deus, pelo que somos desafiados a viver hoje na esperança em dias melhores, apesar dos nossos tempos serem como são...


Na 1º leitura (Jer 33, 14-16) o profeta Jeremias promete, ao povo de Israel e à casa de Judá, que o Senhor Deus fará germinar, no meio deles, um rebento que exercerá a justiça e o direito na terra.


Na 2ª leitura S. Paulo ajuda-nos a perceber o que é essencial para vivermos bem o Advento, que hoje começamos: crescer na caridade de uns para com os outros e para com todos. É este o caminho que nos é proposto para nos prepararmos para o Natal.

"Irmãos: O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós a temos tido para convosco. O Senhor confirme os vossos corações numa santidade irrepreensível, diante de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor, com todos os santos. Finalmente, irmãos, eis o que vos pedimos e recomendamos no Senhor Jesus: recebestes de nós instruções sobre o modo como deveis proceder para agradar a Deus e assim estais procedendo; mas deveis progredir ainda mais. Conheceis bem as normas que vos demos da parte do Senhor Jesus."
1 Tes 3, 12 – 4, 2



O evangelho (Lc 21, 25-28.34-36) fala-nos do dia em que o Senhor libertará o seu povo, numa linguagem apocalíptica. As imagens utilizadas destinam-se a despertar em nós uma atitude de confiança no Senhor que já veio e está presente em cada um de nós. Se nos deixarmos habitar por Ele os nossos sentimentos só poderão ser de amor aos irmãos, pois reconheceremos neles Jesus Amor. 
Creio ser esta a atitude que hoje nos é pedida, para nos prepararmos para a festa do nascimento de Jesus.


Senhor inunda-me do teu Amor, para que em Ti ame todos os que pões no meu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário