sábado, 7 de novembro de 2015

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM


E o tempo vai voando. Vamo-nos aproximando velozmente do final deste ano litúrgico. Daqui a três semanas já entramos no Advento! 
Hoje, o tema "dar", "dar tudo", "dar-se na totalidade", sobressai, claramente, nas leituras da liturgia dominical. E, nos exemplos apresentados, quem dá mais são mulheres em situação de muita fragilidade e grande pobreza. Um coração verdadeiramente pobre é sempre solidário e generoso, porque se apoia em Deus, que é Amor.


O que mais me impressiona na 1ª leitura (1Reis 17, 10-16) é a confiança da viúva na palavra de Deus, que lhe é transmitida pelo profeta Elias. Ela faz exatamente o que o homem de Deus lhe pede e, porque de coração se entregou, nada lhe faltou. 


E o melhor exemplo que podemos ter, sobre o que é doar-se totalmente, dá-no-lo S. Paulo na 2ª leitura (Hebr 9, 24-28) : Jesus, o Filho de Deus, em pessoa, "manifestou-Se uma só vez, na plenitude dos tempos, para destruir o pecado pelo sacrifício de Si mesmo". Deus ama-nos duma forma tal, que ultrapassa toda a capacidade do nosso entendimento.


Deu do que lhe fazia falta, deu tudo o que tinha. Dito isto,não há mais nada a acescentar.

"Naquele tempo, Jesus ensinava a multidão, dizendo: «Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praças, de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Devoram as casas das viúvas, com pretexto de fazerem longas rezas. Estes receberão uma sentença mais severa». Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver»."
Mc 12, 38-44



Senhor, dá-me um coração grande para amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário