sábado, 5 de dezembro de 2015

ANO C

II DOMINGO DO ADVENTO


As leituras, deste 2º Domingo do Advento, apesar de nos despertarem para a necessidade da conversão, para um tempo de penitência e oração, também nos transportam, com muita alegria e esperança, para a forma como Deus nos liberta. 


Na 1ª leitura (Bar 5, 1-9), numa linguagem muita bela, o profeta Baruc anuncia ao povo, que o próprio Deus preparará o caminho de regresso à terra prometida, que Ele  “conduzirá Israel na alegria, à luz da sua glória, com a misericórdia e a justiça que d’Ele procedem.” 
Também hoje nos diz o mesmo a nós. Preparemo-nos para percorrer os caminhos que o Senhor nos preparou, com todo o Amor, para recebermos Jesus, o Seu Filho muito amado.


Na 2ª leitura (Filip 1, 4-6.8-11), S.Paulo desafia-nos a vivermos este tempo de espera, até que Jesus venha , na prática do exercício da caridade de uns para com os outros. 
Amar, amar sempre, é o projeto de toda uma vida, mas, neste tempo de advento, torna-se mais claro o apelo a seguir este caminho, que S.Paulo nos propõe.


No Evangelho é S. João Batista que nos interpela e nos propõe a conversão de coração, para nos prepararmos convenientemente para o nascimento do menino Deus.

"No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus»." 
Lc 3, 1-6 
Senhor converte o meu coração, para que eu me prepare para a Tua vinda.

Sem comentários:

Enviar um comentário