sábado, 31 de janeiro de 2015

IV Domingo do Tempo Comum


As leituras deste domingo despertam-nos para a escuta da Palavra e para a sua concretização no dia a dia da nossa vida. E quem devemos escutar ? Deus que fala através do profeta. Na 1ª leitura o Senhor fala-nos por Moisés e promete que enviará um novo profeta ao seu povo.


No Evangelho vemos Jesus em ação. Ele é a realização da promessa da 1ª leitura e percebemos, pelo que Marcos escreve, que Jesus fala de forma diferente da dos outros profetas. Jesus é a própria Palavra, é o profeta por excelência, por isso fala com autoridade: traz-nos o Amor de Deus, a Sua misericórdia, o Seu perdão.  Quem O escuta, e põe em prática o que diz, é libertado. Ele anuncia-nos a  Boa Nova da Salvação,dá-nos a Vida.


"Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus. 
Jesus repreendeu-o, dizendo: "Cala-te e sai desse homem". 
O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. 
Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!". 
E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia. "

Mc 1,21-28

Senhor, que eu escute a Tua voz e a ponha em prática no meu dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário