sábado, 7 de fevereiro de 2015

 V Domingo do Tempo Comum

As leituras deste domingo levam-nos a refletir sobre o sofrimento. 


Na 1ªleitura (Job 7,1-4.6-7) Job, que experimentou o sofrimento até ao limite da capacidade humana, mostrou-nos que, entregando a Deus  todos os nossos limites e incapacidades e confiando totalmente n'Ele, é possível viver o sofrimento numa perspetiva redentora. Afinal ninguém gosta de sofrer, mas o sofrimento faz parte da vida humana! Nesses momentos só Deus  nos pega na mão e nos leva ao colo, para que possamos partir e anunciar o Evangelho àqueles que encontrarmos nos nossos caminhos.



Na 2ª Leitura (1Cor 9,16-19.22-23), a expressão "ai de mim se não evangelizar" explica a vida de São Paulo, depois do encontro com Jesus Ressuscitado. Quando nos deixamos habitar pelo Senhor Jesus, quando verdadeiramente nos encontramos n'Ele, então desejamos que todos possam experimentar que são amados por Deus, com um amor infinito, como só Ele ama, porque é o Amor.


No Evangelho Jesus vai ao encontro dos que sofrem, dos que andam tristes, sobrecarregados, submersos nos seus problemas e angústias, dos desesperados, dos que perderam todo o sentido para as suas vidas e se sentem subjugados por tantos "demónios" e ao mesmo tempo d'Ele se abeiram e pedem que os sare, os cure, os liberte. E Jesus, que veio para todos, vai procurá-los noutros lugares, mais próximos, ou mais longínquos.

"Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. 
Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos,
 e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. 
De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar.
 
Simão e os companheiros foram à procura d’Ele
  e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios. "
 
Mc 1,29-39.


Senhor Jesus vem ao meu coração e cura-me. Só Tu me podes salvar.                       

Sem comentários:

Enviar um comentário