sábado, 10 de janeiro de 2015

BATISMO DO SENHOR


A liturgia inicia o tempo comum, após as celebrações  do Natal, com o Batismo de Jesus. Depois de festejarmos o nascimento do Menino Deus confirmamos a nossa fé ao contemplarmos o mistério do Batismo do Filho de Deus. Já era santo e imaculado pela sua condição divina, mas quis assumir na totalidade a sua condição humana e, por isso, submeteu-se ao batismo de João Batista, tal como qualquer judeu do seu tempo. E nós beneficiamos desse seu ato de amor, porque, a partir desse momento, n'Ele os céus se abriram e restabeleceu-se a Aliança do Pai com esta humanidade de ontem, de hoje e de sempre. O menino do presépio é agora um jovem e n'Ele Deus continua a manifestar o seu profundo Amor por cada um de nós, seus filhos no Filho. N'Ele Deus vai-se-nos revelando.


Diz  Santo Hipólito de Roma numa das suas homilias (sec.IV) "Vede, bem–amados meus, quão numerosos e importantes bens teríamos perdido se o Senhor tivesse cedido ao convite de João e não tivesse recebido o baptismo. Anteriormente, os céus estavam fechados e a nossa pátria do alto era inacessível; depois de termos descido até ao fundo, já não podíamos voltar às alturas. Mas o Senhor não Se limitou a receber o baptismo: renovou o homem velho (cf Rom 6,6) e confiou-lhe de novo o ceptro da adopção divina; pois de imediato «os céus abriram-se», as realidades visíveis reconciliaram-se com as invisíveis, as hierarquias celestes encheram-se de alegria, os doentes da Terra ficaram curados, e o que estava oculto revelou-se. […] Era preciso abrir a Cristo, o Esposo, as portas da câmara nupcial. Enquanto o Espírito descia sob a forma de uma pomba e a voz do Pai ressoava em toda a parte, era necessário que «se levantassem as portas do céu» (cf Sl 23,7). […]
Peço-vos que me escuteis atentamente […]: vinde, todas as tribos das nações, ao banho da imortalidade! Através desta mensagem de alegria, anuncio-vos a vida, a vós que permaneceis ainda na noite da ignorância. Vinde da servidão para a liberdade, da tirania para a realeza, do que é perecível para o que é imperecível. Quereis saber como chegar? Pela água e pelo Espírito Santo (Jo 3,5). Esta água, que participa no Espírito, rega o paraíso, deleita a terra, fecunda o mundo […], engendra o homem para a vida, fazendo-o renascer; foi nesta água que Cristo foi baptizado e foi sobre ela que desceu o Espírito." 


As leituras deste domingo convergem todas para o batismo de Jesus, daí que hoje opte por selecionar o Evangelho, de entre as 3 leituras e o salmo, pois este testemunha a concretização da promessa do Servo Salvador anunciada na 1ª leitura e o início da ação messiânica de Jesus explicado por S.Pedro na 2ª leitura.

"Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: "Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo".
Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". 
Mc 1,7-11


Imagens apresentadas no Evangelho (adaptado das meditações do Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS)

- "Os céus abriram-se": Deus reconcilia o céu e a terra; restabelece-se a Aliança entre os homens e Deus; Deus põe fim ao longo silêncio dos profetas e aproxima-se do povo.
- A "Pomba": Lembra a pomba mensageira de vida e de paz,que pousou sobre a Arca de Noé.
- "A Voz do céu" apresenta e confirma o "Servo" fiel e predileto de Deus. Deus revela-nos Jesus como o Messias...
- Um novo Josué: Tal como Josué, depois de atravessar o Jordão, recebe o Espírito de Deus para conduzir o Povo para a Terra Prometida, assim Jesus recebe no Batismo o Espírito ao sair das águas no Rio Jordão,  para conduzir os homens à verdadeira liberdade, isto é à salvação. 


Senhor, que infundiste em mim o Teu Santo Espírito no dia do meu Batismo, renova no meu coração as promessas que então foram feitas pelos meus pais e padrinhos. Habita-me Senhor e converte-me a Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário