quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal 2014


A liturgia de hoje convida-nos a contemplar o amor de Deus,manifestado na encarnação de Jesus…Ele é a "PALAVRA" que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós,a fim de nos oferecer a vida em plenitude e de nos elevar à dignidade de "filhos de Deus". 


A 1ª Leitura anuncia a chegada do Deus libertador (Is 52,7-10). Ao Povo desolado e abandonado no exílio, o Profeta procura fortalecer a esperança, apresentando um quadro muito sugestivo: à Jerusalém em ruínas, chega com uma "boa notícia" um mensageiro que anuncia "a paz", proclama a "salvação" e promete o "reinado de Deus".O profeta garante que Deus vai voltar à sua cidade em ruínas e fazer dela uma cidade bela e cheia de vida,como uma noiva em dia de casamento.Uma alegria contagiante toma conta de todos. - A alegria contagiante das sentinelas e das próprias pedras da cidade é o anúncio de outra libertação, plena e total, que Deus vai oferecer ao seu Povo através de Jesus e a imagem da alegria de todos os homens,que hoje celebram o começo de um mundo novo.

"Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». 
Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêm com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião.
 
Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém.
 
O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus."
 

Is 52,7-10 


A 2ª Leitura apresenta uma breve História da Salvação. O Plano salvador de Deus manifesta-se inicialmente pelos Profetas e "nestes dias" pelo próprio "Filho", Jesus Cristo. (Hb 1,1-6). Celebrar o nascimento de Jesus é contemplar o amor de um Deus que encontrou muitas maneiras de se revelar...Falou através da Criação, através dos Profetas...Mas na plenitude dos tempos enviou o próprio Filho...Jesus Cristo é a Palavra viva e definitiva de Deus,que revela aos homens o verdadeiro caminho para chegar à salvação.
* Celebrar  o seu nascimento é acolher essa Palavra viva de Deus…É acolher o projeto que Jesus veio apresentar e fazer dele o critério fundamental da nossa vida. 


No Evangelho (João 1,1-18) há vários aspetos a considerar:
- A expressão"no princípio" está relacionada com a narrativa da Criação. Sugere que a missão da "Palavra" é completar a primeira criação, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida criando  condições  para que nasça o Homem Novo.
- A "Palavra" (Lógos) é uma realidade anterior ao céu e à terra. Essa "Palavra" estava em Deus e "era Deus".É Deus que se comunica como "Palavra". Essa "Palavra" é geradora de vida para o homem e para o mundo. Fez-se "carne" em Jesus e "montou sua tenda no meio de nós". Agora, Jesus é a "tenda" onde Deus habita.
- A função da "Palavra" é comunicar aos homens a vida em plenitude,a "Luz" que ilumina o caminho para a verdadeira Vida.Muitos recusam essa "Luz", preferem caminhar nas trevas...Quem acolhe a "Palavra" participa da Vida de Deus,torna-se"filho de Deus".
- Somos convidados a contemplar esse amor sem limites, que aceitou revestir-se de nossa fragilidade, para nos dar a vida plena...
* Acolher a "Palavra" é deixar que Jesus nos transforme, a fim de nos tornarmos, verdadeiramente, "filhos de Deus".
O presépio que hoje contemplamos não deve ser apenas um quadro bonito e terno, mas uma interpelação para acolher a "Palavra" e crescer como homem novo. 
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS



Senhor, Menino Deus, que neste Natal o meu coração acolha a Tua Palavra e eu renasça em Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário