sábado, 27 de dezembro de 2014

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, 
MARIA E JOSÉ


Estamos ainda na primeira oitava do Natal. Continuamos a celebrar o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que pelo amor do Pai por cada ser criado, veio habitar entre nós. E é neste enquadramento que a Igreja celebra hoje a festa da Sagrada Família. 
As leituras deste domingo têm como denominador comum a família e os valores a seguir para construir a paz familiar. 


Na 1ª leitura (Eclo 3,3-7.14-17) somos confrontados com atitudes concretas que, enquanto filhos, devemos ter para com os nossos pais. É um desafio para os nossos tempos em que precisamos de recuperar estes valores para bem das famílias de hoje.



"Irmãos:Como eleitos de Deus, santos e predilectos,revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro.Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo."

II Col 3, 12-21

S.Paulo apresenta, nesta 2ª leitura um código de boa conduta para todo o ser humano. Aliás, vai bem mais além, pois, se em família forem cumpridos todos os seus conselhos, então teremos homens e mulheres radicados no Amor de Deus, logo verdadeiramente felizes. Se nos deixarmos habitar pelo Amor de Deus em tudo o que fazemos, incluindo a forma de nos relacionarmos uns com os outros, então Deus estabelecerá a Paz entre nós, porque só Ele é a Paz.


Do Evangelho (Lc 2, 22-40), que nos apresenta a Sagrada Família a cumprir a lei, como qualquer outra família do seu tempo, (Deus, em Jesus, assume totalmente a condição humana) ressalto a forma como os anciãos eram respeitados no tempo de Jesus: Simeão e Ana eram escutados. São eles que nos ajudam a fazer a ligação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Com eles percebemos que aquele menino era diferente de todos os outros, era verdadeiramente Deus incarnado, a viver no meio dos homens.
Nestes tempos de Natal, em que somos convidados a contemplar Deus Menino, no presépio, o Amor de Deus torna-se mais presente, mais próximo. Ao olhar para este milagre de Amor presente, vivo em nós, a nossa alma louva e agradece a Deus pelas maravilhas que fez em nosso favor, tal como fizeram Ana e Simeão. 


Bendito e louvado seja Deus por nos amar assim desta forma total e única. Obrigada Menino Jesus por tanto Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário