domingo, 4 de novembro de 2012

Amar a Deus e ao próximo

Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 
Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» 
O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» 
Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-lo.
Mc 12,28b-34. 

O Evangelho de hoje é, para mim,  a razão de ser do cristão. Sim, porque quem não ama o próximo e diz que ama a Deus está ainda muito longe do Reino de Deus. É Jesus que o diz no Evangelho e que durante toda a sua vida, cá na terra, nos foi mostrando e revelando que era assim o viver dos cristãos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 
Mas este viver assim, amando a todo o que o Senhor põe no nosso caminho, só é possível se nos deixarmos embeber totalmente d'Ele,  se lhe entregarmos o nosso coração para que todo se deixe repassar por Ele. Então sim Deus Amor dar-se-à, manifestar-se-à em cada momento da nossa vida, sempre que nos cruzemos com aqueles a quem Ele quer amar através de nós. 
E que beleza Senhor o podermos fazer parte dessa sementeira do Amor ao longo de cada dia, noite, semanas, meses e anos. Tu és Infinito, por isso, é   um semear que nunca acaba enquanto nos quiseres a viver no meio dos nossos irmãos.  É belo, desafiante, mas difícil, porque só apoiados em Ti seremos estes mensageiros do Amor e esse é o segredo: amar-Te perdidamente, para enraizados no AMOR (Pai, Filho e Espírito Santo), então sermos veículos de transmissão do Deus Único e Verdadeiro, que és Tu.

Senhor Jesus ensina-me a amar a Deus sobre todas as coisas.
Ama em mim cada um dos irmão que pões no meu caminho.
Faz comigo este caminho difícil, mas maravilhoso, de semear o Amor por onde quer que passe, porque Tu te dás e comunicas sempre num Amor sem fim.
Mãe Santíssima guia-me nesta caminhada do Amor para que eu me apoie sempre e unicamente no Teu Filho.   

Sem comentários:

Enviar um comentário