terça-feira, 29 de novembro de 2022

Ano A - 2022

Advento passo a passo

Semana 1 

4º dia - Quarta-feira - 30/11/2022

A Igreja celebra hoje a festa do apóstolo Santo André.

Mt 4, 18-22

«Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens».

Hoje celebramos André o pescador que foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo dos “doze”. Um dos que acompanhou Jesus e que foi por Ele enviado a todo o mundo para fazer ressoar a sua Palavra nos ouvidos de todos os homens como uma Boa Notícia, uma notícia alegre e feliz, geradora de felicidade. André estava no barco com o seu irmão, a lançar as redes. Estava ocupado. Como acontecia com Tiago e João. Chama-os para que se coloquem ao serviço do Evangelho com todos os conhecimentos adquiridos na pesca.

aliturgia.com

“Caminhando Jesus ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O.”

Como naquele dia aconteceu com André, hoje, Jesus chama-me. No meio dos meus trabalhos, das minhas ocupações, com as minhas preocupações e dificuldades, mas também com todas as minhas capacidades. Ele pede-me que coloque ao seu serviço todas as minhas competências. Tudo o que sou pode servir o Senhor e tornar-se veículo para fazer chegar o Evangelho a todos os homens. Ontem pediu a André para usar os conhecimentos que tinha sobre a pesca e ir pescar homens em vez de peixes. Hoje pede-me que utilize o computador, a simpatia, os conhecimentos científicos ou as minhas capacidades físicas, lúdicas ou outras para cativar os homens para o seu amor. Está na minha mão deixar tudo e segui-lo, quer dizer, deixar de pensar que as minhas capacidades são para me servir a mim e usá-las para servir a Deus e aos irmãos.

aliturgia.com

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Ámen. 

Sem comentários:

Enviar um comentário