sábado, 18 de janeiro de 2020

DOMINGO II DO TEMPO COMUM


No domingo passado, pudemos contemplar o batismo de Jesus e trazer, para o presente, também esse momento tão importante na vida de cada cristão, que é o dia da sua entrada na família de Deus, isto é, o dia do batismo. Hoje, a liturgia , continuando o caminho iniciado a semana passada, desafia-nos a assumir a nossa condição de batizados e a fazer como João Batista, ou seja, a deixar que o Espírito Santo, que, desde esse dia, nos habita, nos preencha por inteiro, de tal forma que possamos ir crescendo em Jesus, que é a raiz que nos sustenta e nos vai revelando Deus Amor.

Na 1ªleitura (Is 49, 3.5-6) o profeta Isaías antecipa a vinda do “Servo de Javé”, da “luz das nações”, cuja presença no meio de nós, nos é anunciada, no Evangelho, por João Batista. Jesus é o cumprimento da promessa, por Ele e n’Ele a salvação chega a todos os cantos do mundo. É Ele que nos dá a conhecer Deus Amor. É Ele, pelo que diz e faz, que nos permite vislumbrar quem é Deus e o quanto ama infinitamente cada um de nós, Seus filhos no Filho. É Ele quem nos faz sentir verdadeiramente amados por Deus. É n’Ele que passamos, também cada um de nós, a anunciar Deus, eternamente enamorado de cada um dos Seus filhos. “Disse-me o Senhor: «Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória». E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de Lhe reconduzir Jacob e reunir Israel junto d’Ele. Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então: «Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».”

Na 2ªleitura (1 Cor l, 1-3) S.Paulo começa a sua carta aos Coríntios pela saudação habitual no seu tempo, em que aproveita para nos relembrar que, pelo batismo fomos gratuitamente chamados por Deus à fé e santificados em Jesus Cristo. Que o Senhor Jesus nos torne portadores da Sua paz. “Irmãos: Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.”

No evangelho (Jo 1, 29-34) João Batista dá testemunho de que Jesus é o Filho de Deus. Dá a impressão de que João só no momento do batismo do Senhor é que reconheceu em Jesus, seu primo, o Filho de Deus. E, a partir daí, João, que já antes falava d’Ele, mesmo sem O conhecer, passou a anunciar a Sua vinda, a proclamar a Sua presença no meio dos homens, com todo o desassombro e ainda com mais autoridade.“Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim batizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a batizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».”

Senhor, que a minha alma se deixe encher, repassar, ensopar pelo Teu Santo Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário