quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

SOLENIDADE DE SANTA MARIA,
MÃE DE DEUS


Eis-nos chegados ao ano de 2020!  Neste primeiro dia do ano, a Igreja, para além de festejar a chegada de um novo ano, celebra especialmente a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e, desde 1968, o então Papa Paulo VI instituiu, neste dia, o Dia Mundial da Paz, como um dia especialmente dedicado à oração pela paz no mundo.

As leituras de hoje são, por um lado, um convite a colocar tudo o que somos e temos, novos projetos de vida, realizações, que são continuidade de atividades, ou planos já iniciadas no(s) ano(s) anterior(es), sonhos por concretizar, surpresas da vida(…)nas mãos de Deus, invocando as Suas Bênçãos sobre nós e sobre toda a Humanidade; mas por outro lado, são também um desafio a confiar e a acreditar que, sejam quais forem as circunstâncias que formos chamados a viver, ao longo do novo ano, na nossa vida, Deus nunca, mas nunca mesmo, nos deixa sós, pois caminhará sempre connosco, qual Pai extremoso e totalmente enamorado de cada um de nós, Seus filhos no Filho. A exemplo de Maria, somos desafiados a ir aprendendo a contemplar Deus em todas as situações.

A 1ª leitura (Num 6, 22-27) fez-me recuar muitos anos, até aos tempos da minha meninice, quando, crianças pequeninas, pedíamos a bênção aos pais, aos avós e aos tios, no momento em que os encontrávamos, pela primeira vez, naquele dia. Recebíamos a bênção e lá partíamos descansados e confiantes para as nossas brincadeiras, ou afazeres mais sérios. O sentido da bênção, do pedido de proteção a quem nos quer bem, a quem cuida de nós, a quem nos ama, no caso de Deus, infinitamente, é um pouco o que acho que Moisés nos propõe na 1ªleitura de hoje. Qual crianças de outros tempos, peçamos a Deus a Sua bênção e deixemos que o Seu Santo Espírito nos habite, para podermos ser portadores do Seu Amor a todos os que fizerem parte dos nossos caminhos, ao longo do novo ano. 
“O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’. Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei».”

Na 2ªleitura (Gal 4, 4-7) S.Paulo, neste primeiro dia do ano, centra-nos no Amor infinito de Deus por cada um de nós, numa relação de comunhão filial tão profunda, que no Seu Filho, pelo Espírito Santo, nos tornou Seus filhos. Sim, diz-nos S.Paulo, por e em Jesus, que se fez um de nós, também nós podemos: chamar a Deus “Abá, Pai”; pedir a Sua Bênção; ser livre n’Ele. Inclinemos a nossa cabeça sobre o Seu peito e deixemos que nos estreite nos braços e que seja o Único em que nos apoiemos sempre.
“Irmãos: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adotivos. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: «Abá! Pai!». Assim, já não és escravo, mas filho. E, se és filho, também és herdeiro, por graça de Deus.”

No Evangelho (Lc 2, 16-21) somos convidados, por S.Lucas, a louvar e dar graças a Deus pelo milagre que se desenrola perante os nossos olhos: Deus, na pessoa do Seu amado Filho, fez-se um de nós, habita-nos. Não há palavras para explicar tão grande mistério de Amor. Façamos como os pastores, louvemos e dêmos glória a Deus pelo Seu Amor infinito por cada um de nós. Confiemos, contemplemos Deus Amor, e peçamos a Maria que nos guie no nosso caminho para Deus.  
“Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.”

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Maria, Mãe de Deus, protegei-nos ao longo deste novo ano.
Santa Maria, Mãe de Deus, guiai-nos de forma a fazermos a vontade de Deus.
Santa Maria, Mãe de Deus, ensinai-nos a amar o Vosso Filho, como vós O amastes, na totalidade do nosso ser.  

Sem comentários:

Enviar um comentário