sábado, 30 de novembro de 2019

DOMINGO DO ADVENTO
Iniciamos hoje um novo ano litúrgico, um novo tempo, em que fundamentalmente somo convidados a estar vigilantes, porque o Senhor virá, para a todos salvar. É preciso estarmos preparados para vivermos cada dia, deste novo tempo, atentos ao que se passa à nossa volta e disponíveis para, por um lado, agradecermos mais esta oportunidade de irmos “crescendo” na fé, no conhecimento do Amor infinitamente grande que Deus tem por cada ser vivente, logo também por cada um de nós. Por outro lado, para darmos o melhor de nós próprios em benefício daqueles a quem o Senhor também quer chegar, através do nosso testemunho de cada dia. É tempo de estar vigilante e atento aos sinais que o Senhor vai colocando no nosso caminho. Vem, vem Senhor Jesus!

Na 1ªleitura (Is 2, 1-5) Isaías anuncia-nos um tempo novo, o tempo em que Jesus há de reinar nos nossos corações e no de todos e de cada homem, em particular.  Quando todos vivermos em, e de, Jesus, diz-nos Isaías, então as guerras acabarão, então as espadas converter-se-ão em relhas de arado e as lanças em foices e, acrescento eu, todos nos uniremos e entreajudaremos na defesa e proteção dos mais pobres, dos abandonados e dos oprimidos. Como é bela esta visão de fé de Isaías! Deixemos que a Luz do Senhor, que vem, ilumine os nossos caminhos. 
“Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém: Sucederá, nos dias que hão de vir, que o monte do templo do Senhor se há de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas. Ali afluirão todas as nações e muitos povos acorrerão, dizendo: «Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. De Sião há de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor». Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número. Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação, nem mais se hão de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.” 

Na 2ªleitura (Rom 13, 11-14) S.Paulo diz-nos como deve ser a nossa espera vigilante do Senhor, cuja vinda, está, com o passar dos anos, cada vez mais perto. Sigamos os conselhos de S.Paulo, abandonemos as obras das trevas e deixemos que a Luz brilhe, ilumine os nossos caminhos e revista os nossos corações. 
“Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos: Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, evitando comezainas e excessos de bebida, as devassidões e libertinagens, as discórdias e ciúmes; não vos preocupeis com a natureza carnal para satisfazer os seus apetites, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.”
No evangelho (Mt 24, 37-44) , em que a Igreja, neste novo ano litúrgico, seleciona fundamentalmente textos de S.Mateus, Jesus convida-nos a estarmos vigilantes, pois não sabemos em que dia virá o Senhor. Todos os momentos, que Deus nos dá a graça de vivermos, são ocasião para exercitarmos esta espera atenta e vigilante. Que o Senhor Jesus seja o centro da nossa vida, Aquele que nos faz mexer, andar e saltar por montes e vales. Sem Ele nada valemos, com Ele tudo podemos! 
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.”

Vem, vem Senhor Jesus ao meu coração. Que sejas o único amor da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário