domingo, 14 de janeiro de 2018

II DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje realçam a importância da escuta da Palavra de Deus e da resposta consequente, nas diferentes situações do  nosso dia a dia. O Senhor “fala” connosco das mais variadas formas: na escuta da Palavra, nas pessoas que coloca nas nossas vidas, nos acontecimentos de cada dia… O segredo está na nossa disponibilidade de coração para O ouvir e na forma como respondemos ao convite para estarmos/vivermos  em comunhão com Ele, porque o Senhor continua a chamar. Abramos o  nosso coração à “voz” de Deus.


Na 1ªleitura (1 Sam 3, 3b-10.19)  Samuel escuta o chamamento do Senhor. Inicialmente não O reconhece, mas depois, com a ajuda de Heli, identifica Aquele que o chama. E, embora ainda criança, dá uma resposta de total entrega a Deus. É assim, que também nós somos desafiados, a escutar a voz de Deus, que nos chama e a responder-Lhe à semelhança de Samuel, na vida do dia a dia, seja qual for a situação em que nos encontremos, pois quem chama é o Senhor e Ele conhece-nos, no mais íntimo do nosso ser. Entreguemo-nos na totalidade do nosso coração, com tudo o que somos e temos. Deixemo-nos habitar por Ele, para que o Seu Amor chegue aos confins do mundo e repasse toda a humanidade.


Na 2ª leitura, (1Cor 6,13c-15a.17-20)S.Paulo relembra-nos que, pelo nosso Batismo, no Senhor Jesus, somos templos do Espírito Santo. Que o Senhor nos purifique com o fogo do Seu Amor. 
"Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorificai a Deus no vosso corpo." 


A forma como S.João (Jo 1, 35-42) nos transmite o chamamento dos primeiros discípulos, leva-nos a agradecer a Deus por todos os que, ao longo da vida, contribuíram para que o nosso percurso, na procura de Deus, nos conduzisse a Ele. 


O meu muito obrigada aos que me guiaram, e continuam a orientar, no caminho para e em Ti. Senhor, que sejas sempre a força em que, todos eles, se apoiem.

Sem comentários:

Enviar um comentário