sábado, 20 de janeiro de 2018

III DOMINGO DO TEMPO COMUM


Neste domingo as leituras continuam com a temática do chamamento. No fundo, é um tema sempre presente, pois o Senhor continua a chamar hoje,tal como ontem, mas sempre atento à dinâmica do tempo e das situações, que são sempre diferentes. Escutemo-Lo.


Na 1ª leitura (Jonas 3, 1-5.10)  o Senhor chama Jonas e envia-o a pregar aos ninivitas que, se não se arrependerem, Nínive será destruída dentro de 40 dias. E, desde o rei, até ao mais humilde dos homens, todos se convertem, levando Deus, que é infinitamente misericordioso, a desistir do castigo apregoado pelo profeta. Vale a pena o arrependimento. É grande a alegria de Deus, quando um pecador se converte, já a piedade popular o afirma, mas aqui é o próprio Deus que o manifesta. Bendito e louvado seja Deus que nos ama desta forma tão total e ilimitada.
“A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.” 


S.Paulo, na 2ªleitura (1 Cor 7, 29-31)  exorta-nos a viver bem o tempo presente, como se fosse o último. É no hoje, é no agora, que o Senhor conta connosco. Que o nosso coração se abra ao Seu Amor, para que outros possam conhecê-Lo, responder ao Seu apelo e deixar-se amar por Ele.


No Evangelho Jesus anuncia que o reino de Deus já chegou, está entre nós, e que o caminho para nele participar é a conversão e o arrependimento. Abramos-Lhe o coração. Deixemos que Ele nos ame.

“Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.” 
Mc 1, 14-20


Senhor, tem compaixão de mim que sou pecadora. Inunda-me com o Teu Amor, para que Ele se transmita a todos aqueles que comigo convivem, ou se cruzam nos caminhos da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário