sábado, 1 de abril de 2017

V DOMINGO DA QUARESMA


Nesta semana, que antecede a entrada no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, as leituras, conduzem-nos ao grande desafio de acreditarmos que Jesus é o Senhor da Vida, que vence a morte. Mas, não ficam por aí, pois trazem-nos a certeza de que, em Jesus, também nós, um dia, ressuscitaremos para a vida eterna. No entanto, é hoje, no aqui e no agora, no concreto das nossas vidas, que somos confrontados com a forma como nos preparamos para o encontro, face a face, com Deus. Deixemos que o Espírito Santo de Deus, Amor total e misericordioso por cada ser, por Ele criado, nos guie e nos conduza ao longo da vida, em cada ato, em cada momento da nossa existência. Deixemos que Deus Amor nos habite, por inteiro, no nosso ser e estar.


Na 1ª leitura (Ez 37,12-14) o profeta Ezequiel  anuncia ao povo de Israel e relembra-nos a nós, batizados na Luz, como vimos no domingo passado, que o Espírito Santo transforma a morte em vida, que só em Deus o desespero será vencido, que só em Jesus alcançaremos a verdadeira libertação do pecado e da morte. Que o profeta encontre eco no mais íntimo dos nossos corações.


Na 2ªleitura S. Paulo coloca-nos no centro do mistério principal da nossa fé: a Ressurreição de Jesus Cristo. O espírito de Deus ressuscitou Jesus e introduziu-O na glória de Deus Pai. É na Ressurreição de Jesus, é nesse mesmo Espírito Santo, recebido no nosso batismo, diz-nos S.Paulo, que radica a certeza de que, também nós, havemos de ressuscitar um dia.
«Irmãos: Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não Lhe pertence. Se Cristo está em vós, embora o vosso corpo seja mortal por causa do pecado, o espírito permanece vivo por causa da justiça. E se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.»
 Rom 8, 8-11 

O evangelho de hoje (Jo 11, 1-45)  é um encontro com Jesus, o Senhor da Vida. O encontro de Jesus com Marta é impressionante, pois, para além de revelar a imensa amizade, totalmente solidária, que Jesus tem para com a sua família, o diálogo travado passa pelo testemunho de uma fé profunda em Jesus, como o Messias, o Filho de Deus, (o que acontece também com Maria), mas, para além disso, termina com a glorificação de Deus, que age em pleno meio dos homens, por Jesus Seu Filho. E Jesus dá glória a Deus, Seu Pai, ressuscitando Lázaro. É um momento de união total do Filho ao Pai, e do Pai ao Filho, que se revela perante os nossos olhos. Verdadeiramente Jesus é o Filho de Deus, que vive no meio de nós. Honra, louvor e glória ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos sem fim.


Senhor, em Ti, a morte foi vencida para sempre. Eu creio que és Jesus, o Filho de Deus, que ressuscitaste e vives no meio de nós. Bendito e louvado sejas, hoje e sempre, pelos séculos dos séculos sem fim. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário