domingo, 30 de abril de 2017

III DOMINGO DE PÁSCOA 

Continuamos a festejar a Páscoa e, neste domingo, os textos litúrgicos centram-nos em Jesus ressuscitado, mas, de uma forma especial, no nosso encontro com Ele, quer na partilha do pão, quer em comunidade.



Na 1ªleitura (Atos 2, 14.22-33) escutamos uma catequese sobre Jesus vivo e ressuscitado, feita por S. Pedro, que, juntamente com os outros apóstolos, anuncia, cheio de coragem, aos habitantes de Jerusalém, que Deus Pai ressuscitou Jesus, como já antigamente tinha prometido a David. 


Na 2ª leitura (1Pedro 1, 17-21) S. Pedro lembra-nos que, em Jesus, Deus manifestou o Seu imenso amor por cada um de nós: “não foi por coisas corruptíveis, como prata e oiro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus.” Agradeçamos e louvemos a Jesus ressuscitado e deixemos que o Amor de Deus, assim manifestado em nosso favor, nos transforme  e chegue a todos os que o Senhor coloca no nosso caminho. 


No Evangelho (Lc 24, 13-35) S. Lucas desafia-nos a entrar nos acontecimentos que nos são apresentados. E nós fazemo-lo, pois o encontro dos discípulos de Emaús com Jesus, de uma forma um pouco diferente, acontece também em cada eucaristia em que participamos, acho eu. Trazemos connosco, todas as vivências do dia, ou da semana e apresentamo-las a Deus (“conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido”). Escutamos Jesus, através das leituras, fazemos memória da Sua Morte e Ressurreição e recebemo-Lo como alimento (Jesus explicou-lhes as escrituras e deu-Se a conhecer na fração do pão) . Terminada a celebração eucarística, a nossa missão continua, pois somos enviados a dar testemunho do amor de Deus na vida, junto dos que connosco convivem, onde quer que estejamos (regressaram a Jerusalém, para junto dos Onze e contaram-lhes o que lhes tinha acontecido).


Ensina-me Senhor a escutar a Tua Palavra e a pô-la em prática no dia a dia da vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário